Cinco homens são presos suspeitos de tráfico de drogas na UFMG; pedidos eram feitos via WhatsApp

(Foca Lisboa/UFMG + Vitor Fórneas/BHAZ)

Cincos homens foram presos suspeitos de tráfico de drogas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nessa quarta-feira (22), em Belo Horizonte. As prisões feitas pela Polícia Civil ocorreram no Diretório Acadêmico (DA) de Filosofia e na Faculdade de Belas Artes.

Apesar de eles não serem estudantes da instituição, usavam as dependências da universidade para o tráfico. Os pedidos das drogas eram feitos, em alguns casos, por meio do WhatsApp (veja abaixo).

O delegado Rodolpho Machado, da 2ª Delegacia do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), contou que ao chegar na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) os policias fizeram buscas nos diretórios de História, Psicologia e Filosofia. No último foi comprovado que ocorria a compra e venda de drogas. “Conseguimos prender um alvo que já estava identificado e outros dois em flagrante que portavam papelotes de drogas”, disse.

A maneira como estava a sala onde as drogas eram comercializadas parecia, conforme disse o delegado, com uma boca de fumo. “Um espaço muito sujo, com quantidade considerável de droga. O espaço público era usado para vender o material. Por lá, o fluxo de pessoas era intenso das 7h às 22h”.

Material apreendido pela Polícia Civil (Vitor Fórneas/BHAZ)

Os presos na Fafich têm 21, 27 e 31 anos, e com eles foram apreendidos 144 buchas e 600g de maconha, além de R$ 103 em espécie. Os materiais estavam escondidos em uma bolsa que ficava dentro de uma mochila. Dois dos presos tinham passagem por tráfico de drogas.

Procurada pelo BHAZ na noite de quarta-feira (22), a UFMG respondeu, por meio de nota que vai colaborar com as investigações (veja nota na íntegra abaixo).

Prisão na Belas Artes

Uma denúncia anônima, de que aconteceria uma “transação de drogas” no período da tarde, na entrada da Faculdade de Belas Artes, levou a Polícia Civil a prender dois jovens de 25 anos.

Segundo o delegado Windsor Mattos, a prisão ocorreu em frente ao prédio da faculdade, mas que ainda “não se pode apontar nomes vinculados ao corpo discente da UFMG”. “Seria leviano de nossa parte, no momento”, disse.

Dentro de uma mochila, a polícia encontrou um quilo de haxixe, tipo de maconha mais cara, cujo o grama é comercializado por R$ 70. “As investigações começaram por volta de fevereiro e os pedidos de drogas eram feitos pelo WhatsApp. Ainda estamos apurando, mas tem um estudante de Direito também envolvido nesse esquema”, disse o delegado, sem revelar em qual instituição de ensino ele estuda.

O próximo passo será identificar a pessoa que disponibilizava a droga. “Sabemos que o líder mora em uma cidade do Vale do Aço e estamos em busca de descobri-lo”, concluiu Mattos, preferindo não dizer o nome da cidade.

Nota da UFMG na íntegra:

“A Direção da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas informa à Comunidade que na tarde dessa quarta-feira, 22 de maio, ocorreu uma ação da Polícia Civil na unidade. Esta ação, que resultou na prisão de três pessoas, aparentemente não pertencentes à comunidade da Fafich, foi realizada na sala F3035 da Faculdade, com base em um mandado de busca e apreensão apresentado a esta Diretoria pela Polícia Federal. Apoiada pela Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais, a Direção da Faculdade está trabalhando na obtenção de mais informações sobre o ocorrido. Reafirma o compromisso institucional de colaborar com as apurações das autoridades, cumprindo seu papel institucional e preservando sempre a autonomia universitária. Esta direção conclama a comunidade a manter a serenidade e a tranquilidade.”

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!