Sindicato protesta contra aumento de ICMS no combustíve e fala em manobra do governo

Alguns postos já receberam as faixas

Postos de combustível realizam protesto contra o aumento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na gasolina e no álcool nesta terça-feira (2). O aumento passou a vigorar em 1º de janeiro quando as alíquotas do ICMS passaram de 29% para 31% na gasolina e de 14% para 16% no álcool.

A manifestação organizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) questiona uma alteração no texto original do Projeto de Lei (PL) 3.391/16. Nele, não estava previsto o reajuste de tarifas incidentes sobre os combustíveis.

O Minaspetro acredita que o objetivo do governo é de elevar a arrecadação do Estado, que passa por um difícil momento financeiro. O que mais indigna o sindicato é que essa aprovação aconteceu no Dia da Liberdade Impostos e com ela o valor final do produto ultrapassará os 50% de impostos.

Faixas serão espalhadas pelos postos de combustíveis com os dizeres: “Postos + Consumidores”. De acordo com o presidente do Minaspetro, Carlos Guimarães Jr., o objetivo é mostrar aos consumidores que o empresário está junto deles. “Queremos que os clientes entendam que estamos junto com eles nesta revolta contra o atual preço da gasolina”, disse.

(Divulgação/Minaspetro)

Sidtanque-MG não participa do movimento

O Bhaz entrou em contato com o Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG) e foi informado de que ele não participaria do movimento. “Ao final do ano passado entramos em acordo com o governo estadual e foi negociado que o ICMS não teria o preço elevado para o diesel. Por esse motivo, não participaremos dessa manifestação”, disse Eliezer Dias, assessor do Sindatanque-MG.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!