IPTU 2023: Saiba como emitir a guia e realizar o pagamento do imposto em BH

iptu 2023
O contribuinte poderá dividir o valor do IPTU 2023 em até 11 vezes (Amira Hissa/PBH)

O morador de BH já pode emitir a guia do IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) de 2023. O serviço é simples e pode ser realizado com alguns cliques pelo site da Secretaria Municipal de Fazenda.

Neste ano, o valor sofreu um reajuste de 5,9%, percentual que corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-e). O contribuinte terá até 15 de fevereiro para pagar a primeira parcela o IPTU 2023.

Quando chega a guia do IPTU 2023?

O contribuinte de BH vai receber a guia do IPTU 2023 até 20 de janeiro. O boleto traz os valores cobrados e descontos a serem concedidos.

A guia tem um código de barras para quem optar pagar com desconto até 27 de janeiro. Neste ano, a guia está com novo layout para tentar facilitar o entendimento do valor a ser pago.

Só é feito o envio da guia de janeiro. Nos demais meses, o contribuinte que opta por parcela o IPTU precisa imprimir o boleto (veja abaixo).

Como parcelar?

Segundo a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), será possível escolher dividir o valor em até 11 vezes, em parcelas mensais e consecutivas que devem ser pagas até o dia 15 de cada mês. Aquele que preferir também poderá pagar o valor à vista.

Já quem optar por adiantar até duas parcelas do imposto até 27 de janeiro ganhará um desconto de 6%. Uma guia física será enviada à residência do contribuinte durante a primeira quinzena de janeiro. Também é possível emitir os boletos.

Quem optar por parcelar deverá imprimir as guias. A prefeitura de BH não envia mais a conta do IPTU mês a mês para quem opta por dividir o imposto.

São quatro opções para obter as guias: 

  1. no portal do IPTU na internet
  2. no aplicativo PBH
  3. nas agências dos Correios (mediante pagamento de taxa de expediente)
  4. receber aviso no e-mail para acessar a guia.

Pedidos de revisão do IPTU BH 2023

O valor do tributo já está na página da Secretaria Municipal de Fazenda. Os pedidos de revisão do IPTU decorrentes de eventuais erros de cobrança deverão ser apresentados entre os dias 2 de janeiro e 1 de fevereiro de 2023. 

Além disso, todos os serviços relacionados ao IPTU 2023 podem ser solicitados via internet, pelo site da prefeitura de BH.

Já quem optar pelo atendimento presencial, por meio do BH Resolve, deve realizar um agendamento prévio. Quando agendado, o atendimento será realizado pela entrada da Rua Caetés nº 342, Centro. O contribuinte deve se enquadrarem em uma das seguintes situações:

  • o titular do imóvel for pessoa tutelada ou curatelada, mediante a apresentação do documento que comprove a condição de tutor ou curador do reclamante;
  • o titular for pessoa qualificada como idosa, nos termos legais;
  • quando da verificação de inoperância dos sistemas de recepção eletrônica dos formulários de reclamação;  
  • o titular ou o procurador declarar não dispor de condições ou de meios para apresentar a reclamação de forma eletrônica. 

Confira as datas da escala do IPVA 2023 em Minas Gerais

Como emitir a guia do IPTU de BH pela internet?

A emissão da guia do IPTU de BH 2023 pode ser feita pela internet. Para isso, o contribuinte precisa acessar o site da prefeitura de Belo Horizonte tendo em mãos os seguintes dados:

Opção 1

  • Índice cadastral

Opção 2

  • CPF ou CNPJ
  • CEP do imóvel
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!