IPTU de BH tem reajuste de 4,72% em 2024

Prédios em BH
Imóveis à venda em BH registram alta de 8% no acumulado deste ano (Amanda Dias/BHAZ)

O IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) de quem mora em BH terá reajuste de 4,72% neste ano. O percentual corresponde ao IPCA-e, índice inflacionário calculado pelo IBGE.

Quem optar por pagar o imposto antecipado terá desconto de 6%. O contribuinte tem até 31 de janeiro para pagar com desconto sobre qualquer valor entre o mínimo e o máximo indicado na guia.

Caso opte por pagar mensalmente o imposto, o contribuinte tem até o dia 15 de cada mês para fazer o pagamento das 11 parcelas. A primeira deve ser quitada em fevereiro.

O valor a ser pago por cada imóvel está disponível na página da Secretaria Municipal. Uma guia física também será enviada ao domicílio do contribuinte.

Em 2024, temos 854 mil imóveis no cadastro imobiliário, sendo 770 mil com lançamento de IPTU e 84 mil sem lançamentos (isenções e imunidade), explica o diretor de Lançamentos e Desonerações Tributárias da PBH, Fernando Huber.

Ao todo, a Prefeitura de BH espera arrecadas R$ 2,1 bilhões com o IPTU 2024. Uma fatia de cerca de R$ 400 milhões é prevista como inadimplência.

Os pedidos de revisão do IPTU decorrentes de eventuais erros de cobrança do imposto deverão ser apresentados entre 2 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024, no Portal da PBH ou presencialmente, no BH Resolve, sendo preciso fazer o agendamento prévio.

Pedro Rocha Franco[email protected]

Pedro Rocha Franco é jornalista desde 2007 e estudante de ciências sociais. Foi repórter do jornal Estado de Minas, editor do portal O Tempo e head de digital da Itatiaia. Hoje é gerente executivo do BHAZ. Além disso, colaborou com UOL e Repórter Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!