Justiça barra análise de empreendimento às margens da Serra da Moeda

Empreendimento seria às margens da Serra da Moeda

A Justiça de Brumadinho, na região metropolitana da capital, determinou a retirada da análise do pedido de licença prévia do empreendimento CSul da pauta da reunião do Conselho de Política Ambiental Estadual (Copam) que acontecerá nesta terça-feira (26).

O pedido foi feito em uma Ação Civil Pública proposta pela Organização Não-Governamental (ONG) Abrace a Serra da Moeda, pois não havia estudos que apontasse a disponibilidade de água para a região.

O empreendimento imobiliário CSul pretende se instalar em Nova Lima, também na RMBH, e é voltado para aproximadamente 200 mil pessoas, às margens da Serra da Moeda.

Na decisão de retirar o pedido da reunião, o juiz Rodrigo Heleno Chaves destacou que “não foram realizados estudos prévios conclusivos e detalhados sobre a disponibilidade hídrica da região”. Outro ponto destacado foi o receio de que ocorressem danos irreparáveis na região sem as devidas cautelas.

O local onde o empreendimento deseja se instalar é conhecida como um dos mais importantes mananciais de abastecimentos dos municípios da região metropolitana além de ser um divisor de águas entre as bacias dos rios das Velhas e Paraopeba.

Quem também se manifestou favorável ao pedido feito pela ONG Abrace a Serra da Moeda foi o promotor da Comarca de Brumadinho, William Garcia. Ele ainda pediu que seja realizada uma análise do impacto da CSul com empreendimentos já instalados na região e que são poluidores, como a fábrica da Coca Cola na cidade de Itabirito.

O Bhaz tentou contato com a assessoria da CSul, porém foi informado que os responsáveis não estavam.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!