Kalil veta isenções no transporte coletivo de BH para idosos e pacientes; entenda

Vetos poderão ser mantidos ou derrubados pelos vereadores (Amira Hissa/PBH + Yuran Khan/BHAZ)

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), vetou dois projetos de lei (PL) aprovados pelos vereadores da capital em dezembro. As propostas desejavam estender a gratuidade no transporte coletivo para pessoas com mais de 60 anos e criar o Passe Livre Saúde. O chefe do Executivo argumentou que os projetos são inconstitucionais.

No primeiro projeto, de autoria do vereador Edmar Branco (Avante), Kalil ponderou que a concessão de isenções no transporte é prerrogativa exclusiva do Executivo e que a proposta implica invasão por parte do Legislativo Municipal.

O PL previa a gratuidade nos transportes públicos gerenciados pela  Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) para pessoas de 60 a 65 incompletos residentes em BH e que estão cadastradas no Cadastro Único dos Programas do Governo Federal (CAD-Único). Atualmente, somente pessoas com mais de 65 anos têm direito ao benefício.

Para vetar o PL, o prefeito também afirmou que não estava indicado a fonte de custeio para arcar com as consequências de um eventual aumento da demanda e queda da receita decorrente da gratuidade.

Passe Livre Saúde

O Passe Livre Saúde, caso fosse sancionado, concederia isenção de tarifa aos passageiros de ônibus que vão para consultas, exames e tratamentos de saúde em hospitais públicos, serviços próprios e conveniados do SUS em Belo Horizonte. O benefício seria extensivo ao acompanhante e concedido mediante cadastramento prévio e comprovação de residência na capital.

As razões do veto foram as mesmas do primeiro. A partir de fevereiro, comissões especiais para analisar cada veto serão constituídas. Na sequência, eles serão debatidos pelo Plenário da Câmara, que pode decidir por mantê-los ou derrubá-los.

Os vetos foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM) e podem ser lidos clicando aqui e aqui.

Da CMBH

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!