Kalil provoca comerciantes e sugere gastos apenas com quem está ‘ajudando a cidade’

Kalil publicação comerciantes BH
Prefeito fez publicação em sua rede social (Amanda Dias/BHAZ)

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), publicou uma mensagem aos servidores do município em sua rede social, na noite dessa quinta-feira (4). No texto, Kalil diz que o pagamento dos trabalhadores será quitado nesta sexta (5) e sugeriu, como uma provocação, que o dinheiro seja gasto com “comerciantes que estão ajudando a cidade”.

A alfinetada do mandatário vem após a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) acionar a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) na Justiça pedindo a retomada de funcionamento de bares e restaurantes na capital mineira.

+ Reabertura de bares e restaurantes de BH vai parar na Justiça; Abrasel teme mais demissões: ‘Sofrimento’

A prefeitura terá que apresentar argumentos que justifiquem a manutenção do fechamento dos estabelecimentos deste setor antes que o pedido seja julgado judicialmente.

Tensão e expectativa

A publicação de Kalil também acontece em um momento de tensão dos comerciantes de Belo Horizonte que aguardam o anúncio da PBH, nesta sexta-feira (5), com relação a reabertura, ou não, de novos setores da economia, na próxima segunda (8).

Desde que a prefeitura optou pela adoção da reabertura gradual dos seguimentos, a gestão municipal tem levado três critérios em consideração: a ocupação de leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva), internações em enfermarias e o número médio de transmissões (Rt).

+ Kalil breca flexibilização do comércio em BH e sinaliza mais rigor em 10 dias: ‘Estamos muito assustados’

No último boletim, divulgado no dia 29, a flexibilização foi brecada pelo comitê de combate ao novo coronavírus da PBH. Na ocasião, os dados mostraram que o Rt passou de 1,09 (amarelo) para 1,24 (vermelho), indicando que a epidemia estava em expansão.

+ Site da PBH mostra informações sobre reabertura da economia na capital

A ocupação de leitos de UTI por pacientes com Covid-19 também aumentou, passando de 40% (verde) para 52% (amarelo). A lotação de leitos de enfermaria por pessoas com a enfermidade foi o outro índice que progrediu. Em uma semana, saltou de 34% (verde) e atingiu 43% (verde), aproximando-se ainda mais do índice amarelo.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!