Fernando Mitre narra parte da democracia brasileira em livro sobre debates na televisão

O jornalista Fernando Mitre
O jornalista Fernando Mitre. Foto: Divulgação

O livro “Debate na Veia – Nos Bastidores da Tevê, A Democracia no Centro do Jogo”, do jornalista mineiro Fernando Mitre, será lançado em Belo Horizonte na próxima quinta-feira (14), em evento na Academia Mineira de Letras. A obra é um compilado de experiências que Mitre manteve desde o começo da carreira, antes do golpe de 1964, com debates entre candidatos à Presidência e com os bastidores da política que levaram aos enfrentamentos televisivos.

Com maestria, o texto se coloca como uma celebração da democracia Brasileira e revela os pormenores das principais discussões políticas do país desde a metade do último século até o último encontro entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) na “Band” em 2022.

“O livro abrange desde os últimos anos desde o golpe de 1964 até o último debate entre (Jair) Bolsonaro e Lula na Band. São 62 anos de história política, e tudo aquilo que narro no livro ou eu vi, ou participei como jornalista, ou como editor. Não há absolutamente nada que eu não tenha testemunhado ou editado de alguma maneira, a não ser as incursões que faço pela República Velha, mostrando as Fake News da época, e quando falo sobre a história da igreja nas décadas de 1960, 1970 e 1980. (A democracia) oscila no período”, comenta Mitre ao BHAZ.

A publicação é prefaciada pelo antropólogo Roberto DaMatta. O lançamento do livro acontece às 19h30, na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466, Lourdes), que abre suas portas 30 minutos antes do início do evento. A programação começa com mesa de debate com as participações do autor Fernando Mitre, o escritor Jacyntho Lins Brandão (presidente da Academia Mineira de Letras), a historiadora Heloisa Starling e o jornalista Murilo Rocha. A mediação é do também jornalista André Basbaum. A partir das 20h, haverá sessão de autógrafos e fotos.

Com entrada franca e interpretação de Libras, o encontro acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemig e do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e trezentos médicos cooperados e colaboradores.

“Essa saga de produzir tais eventos cruciais numa democracia é o que você vai encontrar no texto do maior e mais experiente produtor de debates ou duelos políticos no Brasil. Aqui, o jornalista Fernando Mitre atinge na veia este palco revelando o ‘candidato’ a olho nu e em estado de graça. Fernando Mitre relembra os momentos mais emocionantes e pitorescos destes rituais pré-eleitorais. Ademais, o leitor é gratamente surpreendido em desvendar o aprendizado político do jornalista”, diz o prefácio do livro.

“Aqui, vale destacar a sua diamantina isenção democrática e profissional na condução dos debates, o que faz com que eu recomende esse livro aos estudantes de jornalismo. Pois ele demonstra a possibilidade tão criteriosamente relembrada por Fernando Mitre de escolher a isenção. Escolha difícil, sem dúvida, opção que neste Brasil de hoje parece impossível, mas que surge em toda a sua integridade moral nos bastidores deste livro. É onde está o coração do bom jornalismo e da democracia”, completa.

Mitre

Nascido em 1941 em Oliveira, no interior de Minas Gerais, Fernando Mitre começou sua carreira como jornalista no Correio de Minas, em 1963, pouco antes do golpe militar que resultou em 20 anos do regime autocrático no país. O jornalista teve passagens pelo Diário de Minas e o semanário O Binômio. Integrou a equipe que fundou o Jornal da Tarde (SP), onde foi diretor de redação por 13 anos.

Criou e dirigiu a revista Afinal (1984). Em 1989, passou a trabalhar na Rede Bandeirantes de Televisão, onde se tornou, desde 1999, diretor nacional de jornalismo. Depois de passar, no seu tempo de Belo Horizonte, pelas faculdades de Direito e Ciências Econômicas da UFMG, graduou-se em Letras e se pós-graduou em Teoria Literária pela PUC de São Paulo.

Recebeu, entre vários prêmios, o Grand Prix do Clube de Criação de São Paulo, em 1984, pela sequência de capas do Jornal da Tarde, na cobertura da mobilização popular e da derrota das “Diretas Já” no Congresso Nacional.

O Grande Prêmio da APCA veio em 1989 pela realização do primeiro debate entre candidatos a presidente. Premiado também como o melhor “Executivo de Veículo de Comunicação” por três anos; recebeu o título de “Mestre em Jornalismo” do Prêmio Comunique-se, em 2013.

Serviço:
Lançamento do livro “Debate na Veia – Nos Bastidores da Tevê, A Democracia no Centro do Jogo”, do jornalista Fernando Mitre
Data: 14 de dezembro de 2023, quinta
Horário: abertura das portas às 19h. Início às 19h30
Local: Academia Mineira de Letras
Endereço: Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – Belo Horizonte-MG
Preço de capa do livro: R$ 90 (vendido no local do evento)
Para adquirir a obra online acesse: bit.ly/DebateNaVeia

Lucas Negrisoli[email protected]

Lucas Negrisoli é jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), trabalha desde 2015 com comunicação. Tem passagem por veículos como Estado de Minas, Rádio UFMG Educativa e O TEMPO em coberturas de economia, tecnologia, política e cidades. É editor do BHAZ desde outubro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!