Instituto Mario Penna oferece 2 mil mamografias gratuitas durante o Outubro Rosa em BH

mamografia mario penna
Os exames de mamografia poderão ser realizados por mulheres que tenham idades entre 50 e 69 anos (Instituto Mário Penna/Divulgação)

O mês de outubro já é conhecido por acender um importante alerta sobre a prevenção do câncer de mama no Brasil. Pensando nisso, o Instituto Mário Penna vai oferecer 2 mil exames de mamografia gratuitos em Belo Horizonte durante toda a campanha Outubro Rosa.

Eles poderão ser realizados por mulheres que tenham idades entre 50 e 69 anos e que não tenham feito a mamografia no último ano. As interessadas devem fazer o agendamento pelo telefone (31) 3349-1212, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou aos sábados, das 7h às 18h.

As funcionárias do Mário Penna que também estejam dentro dessa faixa etária também poderão realizar o exame pelo Plano da Unimed, sem a cobrança. De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o diagnóstico precoce do câncer de mama significa chance de cura de 95%.

Mamografia reduz o número de mortes

Segundo a médica Kerstin Kapp, mastologista do Instituto Mário Penna, a mamografia deve ser realizada anualmente por mulheres na faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Mastologia e Sociedade Brasileira de Radiologia, a fim de possibilitar o diagnóstico da doença logo na fase mais inicial.

“A mamografia periódica em mulheres sem sintomas aumenta o número de diagnósticos iniciais e, como isso, reduz o número de mortes causadas pela doença. Estudos robustos realizados na Europa e nos Estados Unidos consolidaram a indicação da mamografia periódica para redução da mortalidade pelo câncer de mama em até 40%”, explica.

“O tamanho do tumor está diretamente relacionado ao prognóstico. Quanto menor o tumor, menor a chance das células terem saído da mama em direção ao restante do corpo humano, quando se instalam as chamadas metástases, responsáveis pela mortalidade pela doença”, acrescenta a especialista.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!