Mesmo se tiver acordo, greve de ônibus deve permanecer nesta terça-feira em BH, diz sindicato

PONTO ÔNIBUS BH
Ainda não se sabe se fluxo se normalizará amanhã (FOTO ILUSTRATIVA: Amanda Dias/BHAZ)

A greve dos motoristas de ônibus em Belo Horizonte ainda deve permanecer durante esta terça-feira (23). Há uma reunião marcada para o início desta tarde entre o Sindicato dos Rodoviários de BH (STTR-BH), representantes dos trabalhadores, e o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Belo Horizonte (Setra-BH). Segundo o STTR-BH ao BHAZ, independente do que for apresentado, o tempo seria muito curto para interromper a greve ainda hoje (23).

Nessa segunda-feira (22), ocorreu uma audiência virtual entre as duas categorias, convocada pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Segundo o STTR-BH, não houve nenhuma proposta das empresas de ônibus, o que levou à manutenção da greve. O sindicato também lamentou a ausência da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) e da BHTrans nas rodadas de negociação. De acordo com o STTR-BH, a participação seria importante já que se trata de negociações difíceis e de trabalhadores lesados.

Os órgãos municipais já tinham anunciado que não iriam participar das reuniões. Segundo o presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi, em coletiva de imprensa ontem (22), há um entendimento interno de que a negociação deve ser feita apenas entre empresas e os trabalhadores.

Com a falta de propostas, o sindicado alega que os trabalhadores estão ainda mais inflamados com a greve. Eles pedem pela compreensão da classe patronal e pela intervenção mais direta do poder público para que seja possível chegar a uma resolução o mais rápido possível.

Frota mínima

O presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi, também disse na coletiva de imprensa que a PBH iria notificar o TRT para que as empresas e trabalhadores de ônibus cumprissem o mínimo de 60% de viagens determinado pela Justiça. Segundo o sindicado, não houve recebimento de notificação ontem.

Levantamento da BHTrans na manhã de hoje mostra que o mínimo exigido pela Justiça ainda não está sendo cumprido. Segundo o STTR-BH , a intenção é que a determinação seja obedecida, e a orientação foi repassada aos trabalhadores. No entanto, o sindicado alega que o cumprimento depende dos motoristas.

O sindicado também está organizando o próprio balanço, pois alegam que o levantamento da BHTrans não está computando os ônibus que estão circulando em volta das estações fechadas, como Diamante e Barreiro.

E amanhã?

Segundo o sindicado, não há intenção de prolongar a greve. A decisão dependeria das propostas do Setra-BH e da sentença dos trabalhadores.

“Se hoje recebermos uma proposta que seja condizente ou sinalize a continuidade das negociações com alguma perspectiva futura, podemos convocar os trabalhadores amanhã cedo. Se eles aprovarem pelo encerramento, mesmo que momentaneamente, a greve é suspensa imediatamente. Mas precisamos da compreensão e colaboração do outro lado”, argumenta ao BHAZ Luciano Gonçalves, responsável pela comunicação do sindicato dos trabalhadores.

Sobre a greve

Motoristas de ônibus de BH anunciaram na última quinta-feira (18) que entrariam de greve a partir dessa segunda-feira (22). O presidente do STTR-BH, Paulo César Silva, falou ao BHAZ sobre as reivindicações da categoria, como um reajuste salarial aos profissionais.

Confira as outras reivindicações feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte:

  • Ticket de alimentação de R$ 800,00;
  • Pagamento do ticket no atestado;
  • Remoção do banco de horas;
  • Abono salarial 2019/2020;
  • Retirada da limitação do passe livre;
  • Manutenção do passe livre para o afastado;
  • Melhoria no plano de saúde.
Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!