Metrô de BH funciona com intervalos maiores nesta sexta-feira

metrô de bh funciona
Segundo o Sindimetro-MG, empresa está usando maquinistas supervisores nas viagens (Amanda Dias/BHAZ)

As viagens nos trens do metrô de Belo Horizonte terão intervalos maiores do longo desta sexta-feira (31), em função da greve dos metroviários contra a privatização do sistema na capital.

Nos horários de pico, os intervalos serão entre 12 e 15 minutos – em dias normais, ficam entre 7 e 10. Nos demais horários o tempo será entre 22 e 25 minutos – normalmente, esse intervalo é de 15 minutos.

A concessionária Metrô BH, que administração o serviço na capital, afirma que não vai “medir esforços para
que o sistema siga em operação e está empenhada em reduzir os impactos da paralisação para a população, já que o serviço de transporte sobre trilhos é essencial para os 100 mil usuários atendidos diariamente em Belo Horizonte e Contagem”.

Contra a privatização

Os trabalhadores do metrô de Belo Horizonte afirmam que lutam contra a privatização da CBTU-MG (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) e pela manutenção dos empregos após possível transferência para a iniciativa privada.

O Sindimetro-MG (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais) acusa a Comporte de apresentar “propostas esdrúxulas e práticas antissindicais”, tendo descumprido acordo trabalhista e impedido a entrada de diretores do sindicato nas dependências da empresa.

O sindicato dos servidores da CBTU-MG informou que, na próxima segunda-feira (3), representantes da categoria terão uma reunião em Brasília com o Governo Federal, representado pelo Ministério do Trabalho., na tentativa de um acordo.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!