Metrô de BH está funcionando? Saiba como está a operação hoje em meio a greve

metrô bh
Metrô de BH está funcionando parcialmente em meio a greve dos metroviários (Amanda Dias/BHAZ)

Os servidores da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), que operam o metrô de BH, mantiveram a greve em assembleia na noite dessa segunda-feira. Apesar da decisão, diferente das últimas paralisações, o transporte segue funcionando parcialmente na capital mineira.

Entenda abaixo como está o funcionamento do metrô para não ser pego de surpresa.

Segundo a Comporte, empresa que assumiu a operação do metrô de BH na última quinta-feira (23), as 19 estações estão funcionando nesta quarta-feira e os trens rodam com intervalos de 12 a 15 minutos nos horários de picos e de 20 a 25 minutos nos demais horários.

Em condições normais de operação, os trens passam a cada sete minutos nos horários de pico, o que significa que agora estão rodando com intervalo até duas vezes maior. Nos demais horários, o metrô de BH funciona a cada 15 minutos.

Nesta terça-feira, os trens rodaram até 20h, três horas antes do horário normal de funcionamento.

Em meio a concessão do metrô de BH, metroviários fazem greve

Nova assembleia da categoria está marcada para o dia 30 (quinta-feira), às 17h30, e deve definir os rumos da greve dos metroviários. Em nota, o Sindmetro acusa a Comporte de apresentar “propostas esdrúxulas e práticas antissindicais”, tendo descumprido acordo trabalhista e impedido a entrada de diretores do sindicato nas dependências da empresa.

Além disso, diz que trabalhadores da CBTU-MG que prestam serviço no Rio de Janeiro teriam recebido telegrama determinando que se apresentem na sede de BH até 30 de março. O sindicato afirma que 250 servidores encontram-se cedidos a órgãos governamentais no estado vizinho.

O BHAZ questionou a Comporte sobre as acusações do Sindmetro e aguarda posicionamento. Assim que receber a resposta, a matéria será atualizada.

Em meio a concessão do metrô de BH para a iniciativa privada, os metroviários fizeram greve por 34 dias, inclusive durante o Carnaval, na tentativa de defender os direitos da categoria. Os trens só voltaram a rodar na segunda-feira da semana passada (20), mas, nova paralisação foi definida nesta semana.

Pedro Rocha Franco[email protected]

Pedro Rocha Franco é jornalista desde 2007 e estudante de ciências sociais. Foi repórter do jornal Estado de Minas, editor do portal O Tempo e head de digital da Itatiaia. Hoje é gerente executivo do BHAZ. Além disso, colaborou com UOL e Repórter Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!