Após descumprimento de liminar, metroviários decidem cumprir escala mínima durante greve em BH

Metrô de BH
Escala mínima não foi cumprida pelos metroviários ontem ou hoje (Amanda Dias/BHAZ)

Em assembleia realizada nesta sexta-feira (24), o Sindimetro-MG (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais) decidiu cumprir a escala mínima de viagens durante a greve em Belo Horizonte. A informação foi divulgada pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos).

A decisão veio após os metroviários descumprirem uma liminar concedida pela Justiça que determinava o funcionamento do metrô de Belo Horizonte em horários de pico. A determinação deveria valer para essa quinta-feira (23) e para hoje, mas o sindicato não cumpriu a escala mínima em nenhum dos dois dias.

Agora, o sindicato se comprometeu a cumprir a determinação a partir da meia noite deste sábado (25). A liminar prevê que o metrô deve funcionar de 5h30 às 10h e das 16h30 às 20h. No dia 31, véspera de Ano Novo, a Justiça impõe o horário da operação de 5h30 às 10h e das 16h30 às 23h.

O valor da multa proferida pelo desembargador Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto, do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), é de R$30 mil por dia de descumprimento do serviço nos horários de pico.

A CBTU-BH também informou que foi notificada para audiência de conciliação com o Sindimetro-MG na próxima segunda-feira (27), às 14h.

Reforço de ônibus

Apesar de a Justiça ter determinado a existência de uma escala mínima de viagens durante a greve dos metroviários em BH, várias estações amanheceram vazias ontem (23).

Para atender os usuários que dependem desse meio de transporte, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) determinou que as empresas de ônibus façam viagens de reforço enquanto durar a paralisação.

De acordo com a prefeitura, a determinação prevê que as concessionárias cumpram os requisitos mínimos de prestação dos serviços estabelecidos no contrato de concessão. O objetivo é minimizar os impactos da greve para a população.

Ainda segundo a PBH, o reforço das viagens de ônibus vale para toda a cidade. De acordo com a CBTU, cerca de 100 mil pessoas transitam diariamente nas estações de metrô da capital.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!