Polícia investiga ameaça a moradores do Santa Tereza após morte de homem em padaria de BH

moradores santa tereza ameaças
Moradores do Santa Tereza relatam estar recebendo ligações com ameaças após a morte de um homem na madrugada dessa segunda-feira (Reprodução/Redes sociais)

Após o crime que deixou um homem morto e um adolescente de 17 anos ferido na porta de uma padaria do bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, moradores da região relatam estar recebendo ligações com ameaças. A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou que investiga a denúncia. O crime foi na madrugada dessa segunda-feira (15), na rua Mármore.

Ao BHAZ, uma moradora que preferiu não se identificar disse ter recebido a ligação de um número desconhecido na manhã de terça-feira (16). Na conversa, um homem exige uma quantia em dinheiro para que ele pague um advogado para o executor do crime ocorrido no dia anterior.

“Ligaram perguntando se era da minha empresa e se eu já estava sabendo do crime ocorrido no Santa Tereza, mas não deram detalhes. Eu disse que sim, e ele disse que era o Paulinho, do Comando Vermelho, com um sotaque carioca que não sei se é e verdade”, disse.

“Ele então disse: ‘estamos precisando da sua ajuda pra pagar as despesas do nosso parça. Eu preciso que a senhora ajude com R$ 5 mil’ e eu falei que não tenho esse dinheiro”, continuou.

Diante da negativa, a moradora diz que o homem começou a ameaçá-la, dizendo saber o endereço dela e que iria visitá-la. “Falaram meu endereço, meu nome, tudo em um tom muito ameaçador”, relembra.

A mulher conta que não ficou assustada, pois já havia sido alertada sobre o novo golpe em um grupo de moradores do bairro. “Enquanto falavam comigo, eu ouvi ao fundo outra voz, ligando pra outra pessoa, de algum estabelecimento”, diz a vítima.

Comunidade se mobiliza

O líder comunitário do Santa Tereza, Leonardo Freitas, conta que mais de 25 moradores o procuraram dizendo ter recebido ligações dos criminosos. Ele acredita que se trata de um golpe que tem como alvo comerciantes da região.

“Tem relatos de comerciantes em que [os criminosos] dizem que vão na porta da casa dele, que vão matar, que vão dar tiros. Então fica o alerta”, disse ele.

Ao BHAZ, a Polícia Civil informou que investiga denúncia registrada por um morador de 36 anos em uma base da Polícia Militar no bairro Santa Tereza.

“A PCMG esclarece que as vítimas podem procurar a delegacia mais próxima de sua residência para o devido registro, a fim de que as medidas legais cabíveis sejam adotadas”, disse a corporação.

Relembre o crime

De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, o homem estava sentado na porta da padaria com mais duas outras pessoas quando o suspeito chegou e disparou. A vítima morreu no local e o atirador fugiu. Depois disso, tiveram início as ameaças aos moradores do Santa Tereza.

O jovem de 17 anos estava com o homem que morreu e também foi atingido. Ele foi levado para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) por uma mulher que estava na região.

A polícia foi acionada e aos militares o jovem disse que conhecia o homem que morreu “de vista”. No entanto, acredita que o crime tenha relação com tráfico de drogas.

O adolescente foi atingido com tiros na perna, joelho e no antebraço. Por isso, acabou sendo transferido para o Hospital João XXIII. A perícia da Polícia Civil esteve no local para coleta de vestígios e a corporação investiga o caso.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!