Morre Márcio Trindade, aos 82 anos, vítima de Covid-19

Engenheiro Marcio Trindade
Ex-presidente da SME sofreu complicações no quadro da Covid-19 (Arthur Trindade/Arquivo Pessoal)

Morreu nesta segunda-feira (20) o engenheiro Márcio Damazio Trindade, aos 82 anos. O ex-presidente da SME (Sociedade Mineira de Engenharia) estava no CTI do Hospital Mater Dei desde domingo (12), por complicações da Covid-19. Márcio deixa quatro filhos, uma esposa e um neto, além do legado de sua contribuição à engenharia mineira.

O empresário foi internado no Hospital Mater Dei com forte febre e sintomas de gripe. No sábado (11), Márcio teve uma piora, com dificuldades na respiração, e foi levado para o CTI na madrugada de domingo. O engenheiro foi mantido entubado, com respirador mecânico e fazendo hemodiálise, por problemas causados pela Covid nos rins. Uma infecção generalizada acabou complicando o quadro e levando ao falecimento.

O engenheiro recebeu uma homenagem da SME, que destacou seu vigor e capacidade de inovação, mesmo na idade avançada. “A engenharia mineira está de luto e, ao mesmo tempo, agradecida pelo empenho como ele atuou pela comunidade”, destacou o presidente da SME, Ronaldo Gusmão.

Dedicação à engenharia

Um dos filhos de Márcio, Arthur Trindade, que também é engenheiro, conta ao BHAZ que o pai dedicou a vida em prol da engenharia. “Sempre quis que as pessoas estudassem. Falou muito sobre a vivência das pessoas antigas, que está sendo esquecida. Ele dizia: ‘a cabeça branca está sendo esquecida'”, relembra.

Marcio Trindade engenheiro
Mesmo com a idade avançada, o engenheiro não perdeu o vigor
(Arthur Trindade/Arquivo Pessoal)

Além de ter presidido a Sociedade Mineira de Engenharia, o engenheiro também esteve a frente do Indi (Instituto Nacional de Desenvolvimento das Indústrias) e da Cetec (Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais). Márcio também fundou algumas grandes empresas da área, como a Telemont, hoje uma das maiores na telecomunicação do país.

Cuidado com a família

Além de toda a dedicação ao trabalho, Márcio também tinha o cuidado e o zelo com a família. “Ele sempre quis proteger a gente, quis todo mundo em volta dele. Até mesmo quando ele estava falecendo, a preocupação era de proteger a minha mãe, proteger todo mundo”, destaca Arthur.

Engenheiro Marcio Trindade com a família
Márcio ao lado da esposa, Júlia, e dos filhos Arthur, Maurício, Júlia e Daniel
(Arthur Trindade/Arquivo Pessoal)

Por trás de todo o trabalho, ficou a inspiração. Arthur e a irmã, Júlia, resolveram seguir os passos dos pai. “Eu comecei querendo medicina e depois escolhi engenharia por causa dele, a minha irmã que é engenheira também foi assim”, relata.

Covid-19 em MG

A pandemia da Covid-19 continua avançando pelo estado de Minas Gerais, que já passa dos 2 mil óbitos confirmados pela doença. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de MG, nesta segunda-feira (20), são 94.132 casos confirmados e 2.004 óbitos. Só nas últimas 24 horas, foram 22 novas vítimas da doença no estado.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!