Mosquito de luz: Veja o que fazer quando sua casa enche de bichinhos

mosquito bichinho luz
Mosquitos de luz, também conhecidos como bichinhos de luz, são cupins (Maira Monteiro/BHAZ)

Moradores de diversas regiões de Belo Horizonte foram surpreendidos no início da noite deste domingo (28) por aquela verdadeira invasão de mosquitos de luz, também chamados de bichinhos de luz.

Esse é o horário típico para a ocorrência dessa entrada abrupta dos insetos em determinadas épocas do ano. E que bichinhos são esses?

Qual o nome do mosquito de luz?

O professor de ecologia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Geraldo Fernandes, já explicou no passado ao BHAZ que os bichinhos na verdade são cupins. Acredite! E existem determinadas épocas do ano que eles aparecem com suas asinhas para voar por aí.

Porque aparece mosquito de luz?

“Esse fenômeno acontece sazonalmente e está associado ao processo de acasalamento desses insetos. Eles saem em grandes quantidades nos chamados ‘voos nupciais’, que é quando eles estão em busca de fêmeas”, detalhou o professor.

Em determinadas épocas existe uma explosão populacional de insetos. “Eles são atraídos por ondas luminosas, assim como mariposas e bezouros, que também são insetos noturnos. Com as luzes artificiais, eles acabam ficando desorientadas e rodeiam as lâmpadas”, explicou Geraldo Fernandes.

Como acabar com o mosquito de luz?

Raquetes e repelentes não são efetivos para combater os bichinhos de luz. E, na verdade, esses insetos têm uma importância ecológica, por fazerem parte da cadeia alimentar de diversas espécies. Por isso, combatê-los é um erro.

A sugestão é ter um pouco de paciência para apagar todas as luzes de casa e esperar que os bichinhos busquem uma fonte luminosa no lado externo.

“A única forma que ele pode prejudicar o ser humano, é se ele atacar alguma madeira para construir uma colônia. Fora isso, ele não faz nenhum mal”, garante o professor da UFMG.

Melhor luz para não atrair mosquitos

Os insetos noturnos são atraídos por qualquer fonte luminosa. Porém as lâmpadas de LED acabam sendo as melhores opções para evitar grandes invasões de bichinhos.

Isso acontece porque elas não produzem muito calor, o que acaba sendo menos atrativo. Além disso, são uma boa alternativa para casas por serem mais econômicas e duradouras.

Maira Monteiro[email protected]

Diretora-executiva do BHAZ desde junho de 2018. Jornalista graduada pela PUC Minas, acumula mais de 15 anos de experiência em redações de veículos de imprensa, como Record TV e jornal Hoje em Dia, e em agências de comunicação com atuação em marketing digital, como na BCW Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!