PBH fará mudanças no trânsito do Barro Preto a partir de terça-feira; veja quais são

avenida barbacena no barro preto bh
Mudanças no trânsito acontecerão na região da avenida Barbacena, no Barro Preto (Reprodução/GoogleStreetView)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) fará mudanças no trânsito do Barro Preto, região Centro-Sul da capital, a partir da próxima terça-feira (31). Haverá alteração na avenida Barbacena, esquina com a avenida Augusto de Lima.

O objetivo da mudança no trânsito desse trecho, segundo a PBH, é proporcionar mais segurança aos pedestres e melhor fluidez dos veículos. Veja quais serão as alterações:

  • Alteração de circulação da Rua Tenente Brito Melo, entre as Avenidas Barbacena e Augusto de Lima, que passa ser mão única neste sentido;
  • Alteração de circulação da Rua Tenente Brito Melo, entre a Avenida Augusto de Lima e Rua dos Goitacazes, que passa ser mão dupla;
  • Alteração de circulação da Rua Juiz de Fora, entre a Rua dos Guajajaras e Avenida Augusto de Lima, que passa a ser mão dupla;
  • Foram criadas ilhas para a travessia dos pedestres no cruzamento das avenidas Barbacena e Augusto de Lima.

Com isso, veículos vindos da avenida Barbacena em direção à rua Uberaba e avenidas do Contorno e Tereza Cristina terão um novo itinerário.

Para acessar a rua Uberaba, os condutores vindos da avenida Barbacena ou da rua dos Guajajaras vão virar à direita na rua Tenente Brito Melo, virar à esquerda na avenida Augusto de Lima e entrar à direita na rua Uberaba.

Além das mudanças no trânsito, a PBH vai implantar novos semáforos para pedestres na região. O dispositivo ficará disponível nos cruzamentos da avenida Augusto de Lima com as ruas Tenente Brito Melo e Juiz de Fora. Há rampas de acessibilidade em todas as calçadas.

A prefeitura informa que agentes da BHTrans vão monitorar as mudanças e orientar os pedestres e motoristas da região. Faixas de pano também estarão distribuídas para informar sobre as mudanças nas vias.

Arreda pra cá

Em meio aos passos apressados, estresse e correria de um dia comum no Centro de BH, é cada vez mais comum ver pessoas parando rapidamente e olhando para o alto. Não por causa do céu, mas sim para observar as obras gigantes pintadas nas laterais de diversos prédios da região.

As famosas empenas, como são chamadas as laterais sem janela dos prédios, são parte do Cura (Circuito Urbano de Arte), festival de arte urbana que enriquece as ruas de Belo Horizonte e leva arte para todos. E uma das idealizadoras do projeto está no Arreda pra Cá, o podcast do BHAZ.

No podcast, Giovanna Fávero e Asafe Alcântara vão receber dez convidados de diversas áreas que impactam e transformam Belo Horizonte para um papo sobre vida e carreira. Desta vez, quem passa pelo nosso sofá é Janaína Macruz, que se uniu às artistas Priscila Amoni e Juliana Flores para criar o Cura, em 2017.

Veja a entrevista completa:

Com PBH

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!