Museus públicos de BH serão reabertos a partir desta quarta-feira

museu da moda bh
Museu da Moda, Centro de Belo Horizonte (Amanda Dias/BHAZ)

Com as novas flexibilizações da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), quatro museus públicos vão voltar a funcionar normalmente a partir desta quarta-feira (7) na capital mineira.

O Museu Histórico Abílio Barreto e a Casa do Baile terão visitação de quarta a domingo, das 11h às 18h; já o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte e o Museu da Moda, abre de quarta a sábado, das 11h às 18h. Mais detalhes sobre os endereços dos museus você encontra aqui.

Já a partir da próxima semana, é a vez do Museu Casa Kubitschek receber os visitantes. A Casa abre a partir de quarta (14) a domingo, das 11h, às 18h. Para visitar os locais, é preciso fazer agendamento prévio para evitar aglomerações. A retirada de ingresso é gratuita e deve ser feita no portal da PBH.

Segundo a Prefeitura, entre as medidas necessárias de prevenção ao contágio pela Covid-19 adotadas nos museus estão a capacidade máxima de uma pessoa a cada 5m² nos espaços visitáveis e de circulação; o controle do fluxo de visitação; entre outras ações para evitar o contágio pelo coronavírus.

Confira as exposições deste mês

Museu Histórico Abílio Barreto

Seguem em exibição duas exposições, uma no Casarão e outra na Galeria do museu. A mostra “Complexa Cidade” é composta por dois circuitos: Habitar a Rua e Habitar a Casa. Por meio de objetos, vestígios arqueológicos, mapas, fotografias, pinturas e representações literárias, a exposição propõe ao visitante uma reflexão acerca da complexidade da cidade e das múltiplas maneiras de ocupá-la, abordando temas recorrentes à lógica da vida urbana.

Já na exposição “Gráficografia”, a mostra, que integra a programação do projeto Pampulha Território Museus, apresenta um conjunto de grafismos compostos com recursos das artes visuais e do design, e propõe uma reflexão acerca das linguagens e manifestações gráficas contemporâneas e suas influências no tecido urbano e social de BH.

Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design

No espaço expositivo da Casa do Baile, o público terá a oportunidade de visitar a exposição “Marcel Gautherot – registros modernos da invenção da Pampulha: depois e além”, lançada em dezembro de 2020, como parte do projeto Pampulha Território Museus.

A mostra apresenta uma seleção de imagens do fotógrafo francês Marcel Gautherot, cedidas pelo Instituto Moreira Salles, além de livros, revistas, vídeos e documentos acerca de sua obra.

Museu da Moda de Belo Horizonte

O MUMO traz a exposição “Arquivo Urbano: 100 anos de fotografia e moda no Brasil”, com o registro das mudanças no modo de vestir dos brasileiros. Foram resgatadas fotografias de álbuns de família, instituições, museus e acervos particulares.

Outra exposição em cartaz é “Alceu Penna – Inventando a Moda do Brasil”. A mostra coloca sob os holofotes o trabalho de criação do mineiro Alceu Penna por meio de recorte da sua carreira de sucesso. Nascido em Curvelo-MG, Alceu ficou famoso pela criação das Garotas, seção que publicada na revista O Cruzeiro, de 1938 a 1964.

Museu Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH)

A exposição “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas” reúne fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais ligados à primeira emissora de TV de Minas Gerais. Fundada em 1955, a TV Itacolomi foi um importante marco para o desenvolvimento das comunicações no estado, e exerceu grande influência sobre a vida cultural em Belo Horizonte.

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!