Novo centro clínico da UFMG em BH vai testar vacinas contra Covid e HIV em voluntários

testes clínicos
Testes de imunizantes serão realizados no novo centro clínico (Josué Damacena/IOC/Fiocruz)

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) inaugurou, nesta semana em Belo Horizonte, o novo centro clínico para testes com vacinas desenvolvidas pelos pesquisadores da universidade. A UPqVac (Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas) foi inaugurada na última quarta-feira (4) e, segundo a UFMG, traz melhoras na hora de realizar os testes com voluntários para novos imunizantes e tratamentos.

O novo centro está instalado em um espaço do campus Saúde, na área hospitalar, com financiamento do National Institute of Health, uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, via rede Covid-19 Prevention Network (CoVPN), a mesma responsável pelos ensaios com a vacina da Janssen.

Para o diretor da Faculdade de Medicina, Humberto José Alves, a inauguração da UPqVac representa um legado que a Universidade deixa para a sociedade “no pior momento de apoio e financiamento à pesquisa brasileira”.

Estrutura física para testes

O centro clínico conta com dois consultórios, área de atendimento e salas de observação para a realização de testes com voluntários, a estrutura, com 168,5 metros quadrados, será destinada a princípio para os estudos relacionados à Covid-19.

No local também serão realizados testes clínicos com imunizantes contra o HIV/Aids, como parte do projeto Mosaico, que conta com 120 voluntários, e para o vírus sincicial respiratório (VSR), que causa infecções das vias respiratórias e pulmões em crianças pequenas ou idosos e pacientes imunossuprimidos, com câncer ou transplantados.

“Havia a necessidade de contar com um espaço adequado para a condução desse tipo de estudo. As pesquisas serão fortalecidas nesse ambiente específico para estudos clínicos de alta qualidade”, avalia o coordenador da unidade, o professor Jorge Andrade Pinto, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina.

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!