Ônibus e metrô de BH terão alteração no quadro de horários no Carnaval; veja como ficam os serviços

ônibus carnaval
Além do não funcionamento de boa parte do comércio, as linhas de ônibus que atendem a cidade terão a escala de viagens reduzida (Maira Monteiro/BHAZ)

Apesar de o Carnaval não ser considerado feriado na capital mineira neste ano, os belo-horizontinos vão encarar algumas adaptações na data. Além do não funcionamento de boa parte do comércio, as linhas de ônibus que atendem a cidade terão a escala de viagens reduzida durante a data.

Segundo o Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte), na segunda (28) e na terça-feira (1º) os ônibus da capital funcionarão com o quadro de horários de domingo. O serviço será normalizado na quarta-feira (2), quando os ônibus farão viagens de acordo com a escala de um dia útil normal.

Vale lembrar, que a oferta de viagens varia de acordo com a linha. Para consultar o quadro de horários de uma linha específica, basta acessar o site da BHTrans.

BHTrans pede funcionamento normal

Em nota enviada ao BHAZ, a BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) disse que enviou um ofício ao Setra-BH pedindo que o quadro de horários dos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março fossem mantidos como dos de dias úteis.

Segundo a empresa, “eventuais descumprimentos regulamentares, que prejudiquem o atendimento à população, estarão sujeitos à aplicação das sanções cabíveis”. Confira os quadros de horários estipulado pela BHTrans:

Sábado (26): quadro de horários de sábado;
Domingo (27): quadro de horários de domingo;
Segunda-feira (28): quadro de horários de dia útil;
Terça-feira (1º): quadro de horários de dia útil;
Quarta-feira (3): quadro de horários de dia útil.

E o metrô?

O serviço metroviário de BH também sofrerá alteração no quadro de horários devido ao Carnaval. A CBTU-BH (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) informa que, de amanhã (26) até terça (1º), o metrô irá funcionar com intervalos de 15 minutos até às 19h e de 20 minutos nos demais horários.

A alteração dos intervalos dos trens, segundo a companhia, se deve ao fechamento das lojas dos shoppings e dos bancos, além de parte do comércio da capital. A partir de quarta-feira (2), o quadro de horários de dias úteis será retomado.

As bilheterias do metrô funcionam das 5h40 às 23h e as estações estão abertas das 5h15 às 23h para quem já possui cartão ou bilhete do metrô. Em dias úteis, o intervalo é de 7 a 10 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários.

Aos sábados, o intervalo é de 15 minutos até as 19h e de 20 minutos nos demais horários. Nos domingos e feriados, o intervalo é de 20 minutos. O horário de pico da manhã é das 6h30 às 8h30 e o horário de pico da tarde é das 16h às 19h.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!