‘Passei na UFMG!’: Resultados do Sisu movimentam a web e aprovados comemoram

ufmg
UFMG é uma das melhores universidades do Brasil (Amanda Dias/BHAZ)

Estudantes espalhados pelo Brasil estão em festa nesta terça-feira (22). O motivo? É que o resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para o primeiro semestre de 2022 foi divulgado na página do Inep e muitos brasileiros conquistaram o tão sonhado ingresso na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Nas principais redes sociais, internautas mineiros – e também de outros estados – celebram os anos de estudo e dedicação. Boa parte dos usuários no Twitter, por exemplo, considera a aprovação uma surpresa gigante, levando em conta a dificuldade de ingressar em uma das melhores universidades do país.

Inclusive, um levantamento da THE (Times Higher Education) realizado no ano passado confirmou a UFMG como a melhor federal do Brasil. A queridinha dos mineiros também fica em terceiro lugar como a melhor universidade do país e, em quinto, como a melhor da América Latina.

Estudantes comemoram aprovação

“Passei na UFMG!” é uma das exclamações que o Twitter mais recebeu no dia de hoje. Em contrapartida, pessoas que já estudam na instituição mineira seguem na busca por seus “calouros” e compartilham da animação dos aprovados.

“Minha chefe perguntando por que eu atrasei todas as demandas hoje. Eu no Twitter o dia inteiro caçando calouro”, escreveu uma conta. “Meu Deus, eu passei na UFMG. Não tô acreditando!”, dizem outras pessoas.

Confira a repercussão após a divulgação do resultado do Sisu:

‘Não passo nem da porta’

Na semana passada, a dificuldade para ingressar na federal mineira não passou batido. Nas redes sociais, muitos usuários reclamaram sobre as pontuações exigidas e revelam que as esperanças de estudar na universidade foram comprometidas.

A repercussão foi tamanha que a Universidade Federal de Minas Gerais entrou para os assuntos mais comentados do Twitter. Os jovens disseram, inclusive, que as notas exigidas estão mais altas do que nos anos anteriores. 

Apesar das reclamações, as notas de corte da maioria dos cursos ainda está bem próxima do Sisu de 2021. Em muitos cursos, a nota neste ano ainda está menor do que a do 1º semestre de 2021. 

Como funciona o Sisu?

O Sisu é o sistema informatizado pelo qual o MEC (Ministério da Educação) seleciona indivíduos para cursarem o ensino superior em instituições públicas. Para se candidatar às vagas ofertadas, o estudante participa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e, conforme suas notas no exame, pode ser convocado.

Dessa maneira, o candidato escolhe até duas opções de curso, escolhas que podem ser alteradas durante as inscrições. Um requisito para a inscrição é obter nota na redação maior que zero. Além disso, o participante não pode ter participado da avaliação na condição de treineiro.

As vagas no Sisu respeitam a Lei de Cotas [12.711/2012], sendo que algumas instituições de ensino reservam vagas específicas para tal, enquanto outras adotam um bônus na nota do candidato.

As pontuações não dependem apenas da quantidade de acertos em cada disciplina, mas são definidas com base em um cálculo de pesos. Além disso, a nota de corte usa como referência a média de cada curso para calcular quem “passa” ou não na universidade. Assim, o recurso usado para a seleção é, muitas vezes, temido pelos estudantes.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!