Pastor André Valadão tem contas nas redes sociais suspensas

andré valadão
Pastor da Igreja Lagoinha difundiu conteúdo falso sobre o TSE no mês passado (Reprodução/Instagram)

O pastor belo-horizontino André Valadão, da Igreja Lagoinha, teve as contas nas redes sociais suspensas. Apoiador de Jair Bolsonaro (PL), ele espalhou notícias falsas sobre uma intimação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no mês passado.

“Fala, meu povo, Deus abençoe vocês. Essa é minha conta oficial, segunda conta. Nessa madrugada [1º], eu tive as contas nas redes sociais bloqueadas. A tempo consegui criar essa conta, então qualquer conta que estão criando não sou eu que criei”, disse em perfil temporário no Instagram.

A conta de André Valadão no Twitter está retida no Brasil em resposta a uma “demanda judicial”. Já o YouTube mostra que o canal “não está disponível em seu país”.

Conta no Twitter de Valadão está retida (Reprodução/Twitter)
Canal do pastor no YouTube também está fora do ar (Reprodução/YouTube)

O BHAZ entrou em contato com a assessoria de Valadão, que diz não saber se a demanda partiu do TSE.

André Valadão x TSE

A suspensão vem após Valadão espalhar um conteúdo mentiroso sobre o TSE. Em outubro deste ano, o pastor disse que foi intimado a se retratar com Lula (PT) após dizer que o presidente eleito seria favorável ao aborto.

Nas redes sociais, Valadão afirmou que a Corte eleitoral determinou a retratação. Por meio de nota, contudo, o TSE desmentiu a informação e disse que enviou uma intimação ao pastor, no dia 6 de outubro, apenas para que ele tivesse ciência da ação movida por Lula.

O BHAZ entrou em contato com o tribunal responsável pelas eleições brasileiras, nesta terça, e aguarda retorno. Tão logo a Corte se manifeste, esta matéria será atualizada.

Carla Zambelli tem contas suspensas

Outra personalidade a ter contas suspensas nas redes foi a deputada federal Carla Zambelli (PL). No Twitter, o perfil oficial foi retido. Já no Instagram, a conta dela não aparece na barra de pesquisas.

“Censura. Os perfis da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) saíram do ar no Twitter e Instagram na tarde desta terça-feira (1º). Quando acessados, mostram as mensagens ‘conta retida’ e ‘esta página não está disponível’, diz perfil temporário no Instagram.

Conta de Zambelli foi retida no Twitter (Reprodução/Twitter)

Na tarde desse sábado (29), a parlamentar bolsonarista sacou uma arma e apontou para um homem em uma rua de São Paulo.

Em um vídeo que circula pelas redes sociais é possível ver o momento em que Zambelli sacou uma arma e começou a andar pela rua, apontando o objeto para as pessoas que estavam em sua frente. Ela e um grupo de homens entraram dentro de uma padaria, e a deputada começou a gritar “deita no chão”.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!