PBH quer facilitar transformação de prédio comercial vazio em residência

prédios no centro de bh e árvores no parque municipal
Hotéis e prédios de escritórios podem virar residência em BH (Amanda Dias/BHAZ)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou novas medidas de flexibilização na retomada gradual das atividades econômicas na cidade, nesta quinta-feira (27). Ainda em estudo, foram apresentadas algumas linhas de ações para geração de empregos na capital mineira durante à pandemia do novo coronavírus. Entre elas, o incentivo à construção civil com a mudança nas regras dos imóveis ociosos  —  como hotéis e prédios de escritórios  — para que possam ser convertidos em residências.

“Estamos discutindo a alteração de regras para a ocupação de imóveis ociosos. São imóveis comerciais que poderão se tornar imóveis residenciais, e vice-versa. A gente acha que vai ser de comercial para residencial, principalmente, por questões econômicas. O teletrabalho pode vir a ser uma norma na maioria dos espaços”, explica o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis.

Isso já é permitido no Centro de Belo Horizonte e o estudo deve abranger outras regiões. “O Plano Diretor da cidade já previa essa questão. Estamos fazendo uma discussão mais ampla na cidade para que possamos fazer uma alteração nesse sentido”, afirma.

Chuvas

Ainda na construção civil, André Reis falou sobre projetos que propõem formas de diminuir os efeitos devastadores das chuvas na capital mineira. A arborização maciça nos parques com deficiência de cobertura vegetal está no planejamento. “Isso facilita a infiltração de água e a melhoria do microclima. Também vamos ter a implantação de jardins de chuva, é uma forma de criar permeabilidade, tanto nos canteiros centrais quanto nas praças. Eu retiro uma camada de parte dos jardins e coloco brita, para facilitar a infiltração de água, para que não tenhamos um volume tão grande de água correndo na cidade. Para evitar a tragédia que vimos em janeiro”, conclui o secretário.

Situação da Covid-19 em BH

A capital tem 913 óbitos em decorrência da Covid-19. Além disso, já são 32.303 casos confirmados, e outros 3.023 pacientes em acompanhamento, conforme dados divulgados ontem (26) no boletim epidemiológico da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).

Reforce a proteção contra o vírus

Para evitar a propagação da Covid-19, a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória. São elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.


Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!