VÍDEO: Polícia investiga diretora acusada de agredir criança em creche de BH

diretora investigada
Vídeo registrado por câmeras de segurança da creche de BH, datado de 22 de maio, foram utilizados na denúncia (Arquivo pessoal)

A Polícia Civil investiga a diretora de uma creche de Venda Nova, em Belo Horizonte, acusada de agredir um menino de dois anos, filho de uma ex-professora da mesma instituição. Vídeos registrado por câmeras de segurança, datados de 22 de maio, foram utilizados na denúncia.

As imagens mostram a mulher, de 43 anos, chamando a atenção do menino e segurando o braço dele com força. Em determinado momento, ela grita com a criança e a balança. As outras crianças aparecem acuadas no canto da sala.

Ela então obriga que o menino abrace um colega, que teria sido mordido por ele. Diante da resistência dele, a mulher segura a criança por trás e o balança com força novamente. Em contato com o BHAZ, a mãe, que preferiu não se identificar, disse ter pedido demissão no dia do episódio.

“Eu nunca vi coisa igual. Já vi outras coisas que ela fez, mas contra imagens não há argumentos (…) quando conversei com ela [a diretora], ela quis colocar na minha cabeça que ela estava corrigindo para que meu filho não fosse corrigido na rua, como se ele não tivesse pai e mãe. Depois ela me disse que estava se sentindo ótima por ter corrigido ele”, disse ela.

Conselho Tutelar acompanha o caso

O menino ficou com um ferimento leve no queixo, que a mãe não sabe se foi ocasionado pela diretora. Ainda assim, ela registrou uma ocorrência policial e acionou o Conselho Tutelar, que também acompanha o caso. Uma fonte ligada ao órgão, que também preferiu não se identificar, conversou com a reportagem sobre o episódio.

“A filmagem chegou até a gente dias depois, de forma anônima. Essa demanda foi encaminhada para a diretoria regional de educação, que atende a rede parceira. Enviamos um relatório detalhado, conseguimos uma reunião com eles. Também encaminhamos ao Ministério Público, para Vara da Infância de Juventude de BH”, explicou ela.

O caso está sendo investigado na Delegacia Adjunta ao Juizado Especial Criminal. Segundo a Polícia Civil, a diretora será ouvida nos próximos dias para prestar as devidas declarações. O BHAZ tentou contato com a mulher, por WhatsApp e telefone, mas não obteve retorno.

A reportagem também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação, que informou que o instituto onde o episódio foi filmado é uma creche conveniada e recebe recursos financeiros da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).

“A Secretaria Municipal de Educação monitora todas as unidades parceiras e o caso já está sendo tratado pela SMED e Diretoria Regional de Educação de Venda Nova (DIRE-VN). A equipe que faz o assessoramento pedagógico da Rede Parceira, em conjunto com a DIRE- VN fará ações pontuais com o intuito de qualificar o trabalho junto a gestão e o corpo docente desta instituição”, diz trecho da nota.

A pasta informou ainda que “coordenação, presidência da instituição e a família se reunirão com as equipes da SMED para dar andamento no caso e todas as medidas administrativas necessárias serão tomadas”.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Asafe Alcântara[email protected]

Coordenador de mídias digitais e repórter, no BHAZ, desde setembro de 2021. Atualmente concilia como repórter na Record TV Minas.
Jornalista graduado pelo UNI-BH, com experiência em redações de veículos de comunicação, como RedeTV! BH, TV Band Minas, TV Alterosa, TV Anhanguera (afiliada Globo GO), TV Justiça e CNN Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!