Por falta de doses, BH não terá vacinação contra Covid-19 neste sábado

vacinação
Pessoas de grupos já convocados e que ainda não foram imunizadas poderão comparecer aos locais de vacinação na próxima segunda(Pedro Gontijo/Agência Minas)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou que neste sábado (19) não haverá imunização contra a Covid-19 na capital. O motivo, conforme o Executivo municipal, é o quantitativo de doses de vacinas enviadas a BH na última remessa, que é insuficiente para dar continuidade à vacinação.

Pessoas de grupos já convocados e que ainda não foram imunizadas poderão comparecer aos locais de vacinação na próxima segunda-feira (21). A PBH esclarece que as vacinas estão garantidas para todos os grupos já contemplados, mas que não há doses suficientes para convocar novos públicos. 

Para as pessoas já convocadas que, por algum motivo, ainda não receberam o imunizante, o horário de funcionamento dos pontos de vacinação na próxima segunda será das 7h30 às 16h30 para pontos fixos e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. 

Os belo-horizontinos devem ficar atentos aos locais de vacinação, já que por questões de logística os pontos são alterados frequentemente. Todos os endereços dos pontos de vacinação disponíveis estão no site da PBH.

Um milhão de pessoas vacinadas

Nessa sexta-feira (18), o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, voltou a cobrar do governo estadual medidas efetivas para que mais imunizantes sejam destinados a Belo Horizonte. Ele pede que a capital volte a receber cerca de 14% das vacinas encaminhadas ao estado em cada lote, já que população de BH corresponde a aproximadamente 12% da população do estado.  

Nas últimas três remessas o percentual foi inferior, chegando a apenas 3,3% do lote enviado na semana passada, o que representou uma redução de cerca de 50 mil vacinas para Belo Horizonte. Com isso, não puderam ser imunizados as pessoas de 53 a 55 anos. Ainda de acordo com o secretário, já foram aplicadas em Belo Horizonte mais de 1,3 milhão de doses, das quais 240 mil foram destinadas a pessoas que não moram, mas trabalham na capital. 

Além disso, segundo dados da Secretaria de Saúde, 35% das solicitações de internações em leitos de UTI e 25% dos pedidos para os leitos de enfermaria Covid são de pessoas que não moram na capital. “Então, é interesse de Belo Horizonte que pessoas de outras cidades sejam vacinadas. Não estamos brigando com os demais municípios por causa de vacinas, mas cobrando que o governo estadual seja mais pró-ativo”, disse Jackson Machado. 

Nova remessa chegou a Minas

Uma nova remessa de imunizantes foi enviada para Minas Gerais nessa sexta-feira (18). Ao todo, chegaram ao estado 508.170 doses de imunizantes. Até o momento, o Ministério da Saúde já mandou mais de 11 milhões. (veja aqui)

O Governo de Minas pretende vacinar toda população de até 18 anos com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 até o mês de outubro. A informação foi confirmada pelo secretário Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, em entrevista coletiva, na última terça-feira (15).

Belo Horizonte ainda aguarda informações sobre quantas doses serão repassadas desse novo quantitativo e fará a retirada delas para ampliação de grupos, assim que autorizado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o município conta com profissionais e insumos suficientes para dar prosseguimento à vacinação na cidade.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!