7 pratos feitos que são a marca de BH

Prato Feito do Barbazul
Prato Feito é uma pedida clássica dos restaurantes de BH (Barbazul / Instagram)

Arroz, feijão, salada e carne. Umas versões levam ovo e batata frita, outras até macarrão. O prato feito, ou PF para os mais íntimos, é um dos clássicos dos restaurantes brasileiros, e, em BH, é opção para aquele almoço com afetividade, com sabor de comida caseira.

O BHAZ listou 7 clássicos PFs pra você se deliciar. Tem na Pampulha, no Centro e em plena Savassi. E aí, qual o seu favorito?

Barbazul

Comandado por seu proprietário, Marcinho, o Barbazul é uma mistura de bar e restaurante, que, em comum, tem o delicioso tempero. Tanto tira-gostos da estufa quanto os pratos à la carte ou do self-service são saborosos, mas um deles é a marca registrada do estabelecimento: o Pirata.

O símbolo do bar e restaurante é um pirata com perna de pau e é ele que nomeia o prato feito tradicional da casa. O Pirata é a composição mais clássica de um PF: arroz, feijão, tomate, batata frita, ovo e um bifão.

É bem servido! E, até por isso, uma alternativa é o Piratinha, versão econômica do prato.

Onde fica: Avenida Getúlio Vargas, 216 – Funcionários

Cantina do Sorriso

Localizado no bairro São Lucas, a um quarteirão da avenida do Contorno, a Cantina do Sorriso serve uma grande variedade de pratos feitos, que permitem ao cliente encontrar a sua combinação perfeita. Entra macarrão, sai ovo, com salada ou não e por aí vai.

O estabelecimento é frequentado por alguns famosos artistas de BH, como Beto Guedes e Maurício Tizumba, que, por sinal, dão nome a alguns dos pratos feitos servidos na Cantina do Sorriso.

O PF do Beto Guedes é uma boa pedida. O prato é composto de arroz, feijão, batata chips, salada do dia e filé mignon com molho de ervas finas.

Onde fica: Rua Visconde de Taunay, 263 – São Lucas, BH

Bolão

Servido há décadas no mais famoso bar de Santa Tereza, na esquina da praça Duque de Caxias, ponto clássico da boêmia, o Rochedão, do Bolão, é o prato feito escolhido por muitos no almoço de domingo ou mesmo nas madrugadas de quinta, sexta e sábado em BH.

O Rochedão, assim como a maioria dos PFs, é famoso pelo sabor, mas também pela fartura. O prato feito tem 25 versões.

O Rochedão com Fritas é uma pedida clássica: arroz, feijão, ovo, fritas e uma carne à sua escolha e servida num pratinho à parte.

Onde fica: Praça Duque de Caxias – Santa Tereza, BH

Imperium Bar – Mercado do Cruzeiro

Criado em 1998, o Imperium Bar fica na varanda do Mercado Distrital do Cruzeiro, um dos clássicos mercados de bairro remanescentes em BH. O estabelecimento serve PFs diariamente e acrescenta ao cardápio um prato do dia.

Às segundas-feiras é dia de frango com angu, quiabo e açafrão. Terça-feira tem tutu com linguiça defumada selecionada. Na quarta é a vez da deliciosa rabada com batatas cozidas e agrião, além da dobradinha portuguesa, feita com paio, bacon e feijão branco. Quinta-feira tem tropeiro com lombo assado ou linguiça defumada. Às sextas e sábados, é a vez da famoso feijoada do Imperium Bar.

Onde fica: Rua Ouro Fino, 452 – Cruzeiro, BH

Restaurante da Léia

A fila que se forma do lado de fora do Restaurante da Léia é suficiente para referendar a qualidade da comida servida no estabelecimento. O restaurante fica atrás do Shopping Del Rey, a alguns metros do Anel Rodoviário de BH, e, dada a facilidade de deslocamento, atrai muita gente que trabalha perto ou que está de passagem.

Além da qualidade do tempero da chef que dá nome ao restaurante, outro fator que chama atenção é a quantidade de comida. Apesar de não se tratar de um clássico prato feito, no qual arroz e feijão vem montadinhos no prato – lá são servidas as cumbucas do dia e o cliente escolhe a carne de sua preferência –, o Restaurante da Léia foi incluído na lista por ser um clássico lugar de quem quer comer bem em BH.

Onde fica: Rua Antônio José de Carvalho, 55 – Caiçara

Chopp da Fábrica

Clássico das madrugadas de Belo Horizonte, o Chopp da Fábrica é famoso por seu Mexidão, que sempre serve mais pessoas do que o indicado no cardápio. Mas saiba que o estabelecimento também serve um prato feito daqueles.

É o Super Laricão. O PF tem arroz, feijão, ovo, salada de alface e tomate, bife de boi, batata frita e espaguete à bolonhesa. É pra ficar satisfeito!

Onde fica: Avenida do Contorno, 2736 – Santa Efigênia / Avenida Otacílio Negrão de Lima, 2733 – Pampulha

Café Palhares

O mais famoso prato feito de BH ficou por último na lista, mas obviamente não significa que é menos saboroso. O KAOL é servido diariamente no Café Palhares e são centenas e centenas de PFs.

Criado há sete décadas, o PF o jantar dos funcionários do bar que era ponto de encontro da boêmia de Belo Horizonte na década de 1950. Inicialmente, se resumia a arroz, ovo e linguiça. A cachaça servida junto do prato o transformou no KAOL ao pegar as iniciadas de cada ingrediente.

Com o passar dos anos, o prato ganhou farofa, couve e torresmo em sua composição. E, atualmente, a linguiça pode ser substituída por outra carne (pernil, carne cozida, dobradinha ou língua).

Onde fica: Rua Tupinambás, 638 – Centro, BH

Pedro Rocha Franco[email protected]

Pedro Rocha Franco é jornalista desde 2007 e estudante de ciências sociais. Foi repórter do jornal Estado de Minas, editor do portal O Tempo e head de digital da Itatiaia. Hoje é gerente executivo do BHAZ. Além disso, colaborou com UOL e Repórter Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!