Prefeitura de BH desobriga uso de máscaras em locais fechados, ônibus, hospitais e escolas

volta de máscaras bh
PBH publica decreto sobre volta de máscaras em transporte e locais de saúde na capital (Amanda Dias/BHAZ)

A partir de amanhã (11), moradores de Belo Horizonte não serão mais obrigados a utilizar máscara de proteção facial em locais fechados. A flexibilização foi anunciada nesta quarta-feira (10) pelo prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD), e também é válida para unidades de saúde e transporte público – embora o Executivo ainda recomende o uso nesses locais.

“Diante dos indicadores favoráveis da Covid-19 apresentados pelo grupo técnico da Secretaria Municipal de Saúde, decidimos suspender a partir de amanhã o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados. A Prefeitura continuará recomendando, por precaução, o uso de máscaras nas escolas públicas e privadas, serviços de saúde e transporte coletivo de passageiros”, escreveu ele, no Twitter.

Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada em meio a queda da transmissão da Covid-19 em Belo Horizonte. O último boletim divulgado nessa terça-feira revelou que a incidência média acumulada da doença nos últimos 14 dias está em 62,3 por 100 mil habitantes, inferior ao índice de 202 registrado em 21 de julho. 

O decreto com a atualização das regras de uso de máscara e o novo protocolo serão publicados no Diário Oficial de amanhã. O prefeito pede que a população continue adotando as medidas de prevenção para manter a transmissão da Covid-19 em um nível controlado.

Relembre

No dia 13 de junho, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a retomada da obrigatoriedade do uso de máscara em lugares fechados. A princípio, a medida seria mantida até o dia 31 de julho e, depois, a administração municipal resolveria pela liberação ou pela manutenção do uso (veja aqui).

Na ocasião, a secretária Municipal de Saúde, Claudia Navarro, explicou decisão foi tomada em comum acordo entre a pasta e o prefeito, Fuad Noman (PSD) devido o aumento no número de casos de Covid-19 a cada 100 mil habitantes, registrado na época.

Ao fim da validade da medida, o Executivo municipal decidiu que o uso de máscaras em lugares fechados seguiria obrigatório, pelo menos, até o dia 15 de agosto. A decisão foi tomada pelo Grupo Técnico da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o prefeito (veja aqui).

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!