A Prefeitura de Belo Horizonte retirou 28 carros abandonados nas ruas da capital nesta semana. A ação faz parte da primeira etapa de operações do tipo, que pretende verificar o estado de 150 veículos deixados nas vias da cidade. Dos 28 carros, 14 foram encaminhados para os pátios da BHTrans e, os demais, foram removidos pelos proprietários. A medida também compõe ações de combate à dengue, zika e Chikungunya na cidade.
“A PBH mapeou mais de 150 veículos abandonados e está notificando os proprietários, que possuem cinco dias úteis para realizar a retirada do veículo, sob pena de remoção para o pátio. O proprietário tem 60 dias, contados da data de remoção, para fazer a retirada do pátio. Vencido esse prazo, o carro é levado a leilão”, informa o Executivo em nota.
“Além das 14 remoções realizadas nesta semana, foi importante perceber que as notificações tiveram efeito, com os veículos sendo retirados dos locais indicados pelos próprios proprietários. É importante que as pessoas continuem enviando as informações desses veículos para que possamos realizar novas vistorias e dar continuidade na operação”, afirmou o assessor de operações da BHTrans, Márcio Pacheco, também em nota.
As remoções estão condicionadas a uma lei aprovada no ano passado, que foi publicada recentemente. “O Código de Trânsito Brasileiro foi alterado e passou a admitir que veículos em estado de abandono fossem removidos pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, independentemente da existência de infração à legislação de trânsito”, explica a Prefeitura.