De volta! Projeto da UFMG terá observação de astros, oficinas e mais nesta quarta

ufmg quarta crescente
Quarta Crescente ficou interrompido por três anos devido à pandemia de Covid-19 (UFMG/Divulgação)

O Grupo de Astronomia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) retoma, nesta quarta-feira (24), o projeto “Quarta Crescente”. A programação será gratuita e aberta ao público, na Estação Ecológica da universidade.

O projeto, sempre realizado de maio a setembro em quartas de lua crescente, ocorre novamente após três anos interrompido pela pandemia da Covid-19. Nos primeiros sete anos, era realizado no Parque Ecológico da Pampulha, depois ficou outros sete no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

Desde 2015, o Quarta Crescente “ilumina” o campus Pampulha no intuito de atender uma demanda interna. A programação contará com oficinas e palestras, com direito a observação de astros como a lua, Vênus, Marte e o aglomerado conhecido como “caixinha de joias”.

Observação de astros, oficinas e palestras

Ao BHAZ, o professor Renato Las Casas explica que a maioria das pessoas comparece na intenção de observar os astros. “Nós devemos colocar vários telescópios, um pra lua, outro pra Marte, outro pra Vênus… Mostrar o objeto e chamar atenção para algo em particular”, diz.

Amanhã, a distribuição das estrelas no céu será a mesma que estava no dia e hora em 15 de novembro de 1889, isto é, a proclamação da República, no Rio de Janeiro. É o mesmo padrão que encontramos na bandeira do Brasil.

“Vamos explicar como sabemos que uma estrela é mais quente que a outra, quais estão no processo de iniciar ou finalizar a vida. Também haverá oficinas de matemática, com jogos e dobraduras de papel”, conta o professor.

Programação

O projeto começa a partir das 18h e não requer inscrição prévia. Veja abaixo a programação do Quarta Crescente:

  • Laboratório Interativo/Demonstrativo: A luz das estrelas (professor Fernando Augusto Batista) – das 18h às 22h; 
  • Oficinas de Matemática: A matemática está em tudo e jogos matemáticos (professora Carmem Rosa Giraldo) – das 18h às 22h; 
  • Observações Astronômicas: Vênus, Marte, Lua, Ômega Centauro, Caixinha de Jóias, e o que for de interesse do visitante (Ana Carolina Buzelin) – das 118h às 22h; 
  • Planetário: As estrelas da bandeira brasileira (Noelia Rojas) – Sessões às 18h30, 19h30 e 20h30 (atividade para menores de 11 anos. O visitante interessado deverá pegar ficha na entrada). 

Palestras 

  • Buraco negro (professor Carlos Heitor D´Ávila Fonseca) – às 18h30; 
  • A estrutura do Universo (professor Renato Las Casas) – às 20h.
Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!