Quase 50% dos internados por síndrome respiratória em BH são crianças de até 9 anos, aponta prefeitura

Criança
PBH vai reforçar as campanhas de vacinação neste sábado (José Cruz/Agência Brasil)

Quase metade das pessoas internadas em Belo Horizonte por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) são crianças de até 9 anos. É o que aponta um levantamento divulgado nesta quinta-feira (26) pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). Pensando nisso, a administração municipal vai reforçar as campanhas de vacinação neste sábado (28).

Até o dia 23 de maio, essa faixa etária correspondia a 44,7% dos internados em hospitais da Rede SUS e Suplementar da capital por SRAG. A PBH aproveita para incentivar a vacinação das crianças contra a Covid-19 e contra a gripe (veja mais abaixo).

Ainda segundo o levantamento, das 152 pessoas que precisaram de internação por questões respiratórias, 30 eram crianças menores de 1 ano (19,7% do total dos internados) e 38 crianças com idade entre 1 e 9 anos (25% do total de internados).

No mês de abril, crianças até 9 anos representavam 40,7% dos internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave, do total de 598 pessoas.

Vacinação infantil

“É uma situação que nos preocupa, justamente por ainda estarmos com cobertura vacinal baixa entre as crianças. Com o tempo frio e seco, aumenta a incidência de doenças respiratórias”, aponta a secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro.

Ela lembra que a PBH está com campanha de vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe em andamento, e busca conscientizar pais e responsáveis sobre a importância da imunização das crianças.

Atualmente, segundo a prefeitura, a cobertura vacinal contra a gripe entre as crianças está em 36,5%. Já com relação à vacina contra a Covid-19, 80,6% já receberam a primeira dose e 52,6% foram imunizados com a segunda dose. Em 2022, 5 crianças de até 9 anos morreram por Covid-19 em BH.

Campanhas ativas

A PBH mantém os postos abertos para quem ainda não se vacinou contra Covid-19 e gripe. Neste sábado, serão abertos mais de 80 pontos de vacinação na capital, entre centros de saúde, shoppings, pontos de drive-thru e drogarias, com o objetivo de aumentar o número de pessoas imunizadas. 

Todos os públicos já convocados poderão receber a vacina contra Covid-19. Serão aplicadas primeira e segundas doses, além das doses adicionais, de reforço e quarta dose. 

A vacina contra a gripe será aplicada em idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 4 anos completos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de comorbidades e doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e pessoas com deficiência permanente.

Outros públicos contemplados são caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Todas as informações sobre quem pode se vacinar, documentos exigidos, horários e locais podem ser consultadas neste link.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!