Prédio ‘Rainha da Sucata’, em BH, será nova sede do TJMG

Rainha da Sucata
O edifício Tancredo Neves, mais conhecido como “Rainha da Sucata”, será gerido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Reprodução/Google Street View)

O edifício Tancredo Neves, mais conhecido como “Rainha da Sucata”, será gerido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Nesta terça-feira (7), o Governo de Minas e a Corte assinaram, na Cidade Administrativa, o Termo de Vinculação e Responsabilidade para que o órgão do Judiciário mineiro assuma a gestão do prédio, integrante do Circuito Liberdade.

A cerimônia para a apresentação da nova sede do TJMG ocorre nesta terça-feira e será presidida pelo governador em exercício de Minas Gerais e presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.

Nessa segunda-feira (6), José Arthur de Carvalho Pereira Filho assinou o decreto estadual que determina a instalação do Museu do Judiciário do Estado de Minas Gerais no imóvel que abrigou o Tribunal da Relação de Ouro Preto.

No mesmo local, posteriormente, funcionou o Fórum de Ouro Preto. A assinatura do decreto ocorreu em cerimônia no Palácio da Liberdade com a presença de autoridades e magistrados, além de familiares do governador em exercício.

“Este é um momento muito especial: assinar como governador interino, no ano em que celebramos o sesquicentenário da 2ª Instância, o decreto que declara de utilidade pública o sobrado setecentista que abrigou a primeira sede da Corte mineira. Com a posterior desapropriação, o solar retorna para as mãos da coletividade”, afirmou ele.

Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!