Pesquisar
Close this search box.

Recorde de frio se repete e sensação de 0°C tira o sono de belo-horizontinos

Por

Reprodução

Moradores do Belvedere, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, sentiram na pele as consequências da atuação da massa de ar polar que se mantém sobre a cidade nos últimos dias. O bairro registrou sensação térmica de 0°C, no início da manhã desta quarta-feira (24). A condição se acentuou devido ao registro de fortes ventos, das 6h às 7h. A área, no entanto, não foi a única a ter baixas temperaturas: na Pampulha a sensação térmica ficou entre 8°C e 9°C, repetindo o recorde de frio anotado em junho deste ano.

De acordo com o meteorologista Dayan Diniz de Carvalho, da Coordenadoria de Defesa Civil de Belo Horizonte, a atuação da massa de ar polar deve manter as temperaturas baixas até o fim de semana. O órgão emitiu um alerta, na última segunda-feira (22), informando que pode fazer frio na capital até a próxima sexta-feira (26), quando termômetros devem registrar leves elevações.

“Fez bastante frio nesta manhã em bairros mais altos e descampados, onde venta bastante, como no Belvedere e no Buritis”, disse o especialista. “A sensação térmica pode contribuir para que as pessoas sintam mais frio do que realmente está, devido a atuação de ventos e correntes de ar”, explica Carvalho.

Nesta quarta-feira, segundo o meteorologista, BH deve ter sol entre nuvens ao longo do dia. Apesar disso, as temperaturas se mantém baixas e os termômetros devem variar entre 12°C e 25°C, com umidade do ar à tarde na casa dos 40%. “Uma elevação nas temperaturas está prevista para a próxima segunda-feira, quando a massa de ar polar deixa de atuar com tanta intensidade sobre a capital”, conta.

Em Minas Gerais o dia será de tempo parcialmente nublado, com geada em pontos isolados do Sul. Tempo nublado a parcialmente nublado, com nevoeiros pela manhã na Zona da Mata, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões do Estado o tempo deve ficar ensolarado a parcialmente nublado. Não há previsão de chuvas sobre as regiões mineiras nos próximos cinco dias.

Com Agência Minas

Roberth R Costa

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ