Rotam realiza a maior apreensão em BH desde o início do ano: 100kg de cocaína e armas de uso restrito

Reprodução/PMMG

Policiais militares das Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) realizaram a maior apreensão de droga desde o início do ano em Belo Horizonte.

Em abordagem realizada na terça-feira (16) a um apartamento localizado no bairro Castelo, na região da Pampulha, foram apreendidos 100kg de cocaína, além de nove armas de uso restrito — inclusive uma submetralhadora de fabricação israelense e duas granadas com alta capacidade de destruição.

Um suspeito foi detido na operação — os policiais acreditam que o homem integra uma quadrilha.

“Acreditamos que se trate de uma das maiores quadrilhas de Belo Horizonte, eles vendem drogas e armas, com influência nacional e até internacional, o que fará com que estendamos a ocorrência para a Polícia Federal”, explicou o tenente-coronel Giovanne, responsável pela apreensão.

Os policiais chegaram até o local após interceptar um veículo suspeito que trafegava pela avenida Pedro II, na altura da região Noroeste da capital.

Nove pistolas e uma submetralhadora de fabricação israelense foram apreendidas pelos policiais (Reprodução/PM-MG)
Nove pistolas e uma submetralhadora de fabricação israelense foram apreendidas pelos policiais (Reprodução/PM-MG)

No local indicado pelo condutor, além de armas e drogas, os policiais encontraram ainda uma máquina digital de contagem de dinheiro — os militares acreditam que a quadrilha é responsável por movimentar pelo menos R$ 5 milhões ao mês.

“Pelo montante de drogas, armamento e a máquina de contagem de dinheiro, essa quadrilha movimenta uma quantidade considerável de dinheiro nas transações ilegais que realizam, em torno de pelo menos R$ 5 milhões por mês”, avalia o tenente-coronel Giovanne.

Entre as armas apreendidas, as granadas foram as que mais chamaram atenção dos policiais. Segundo informações repassadas pela corporação, os explosivos têm alto poder de destruição quando detonados.

5
Granadas de alta capacidade de destruição, conforme informações da PM (Reprodução/PM-MG)

O tenente-coronel acredita que o grupo possa ter ligação a casos de explosões de caixas eletrônicos em função do forte armamento que tinham posse.

Como as armas apreendidas são de uso controlado, a Polícia Federal investiga o caso. Segundo informou a corporação, o homem detido foi transferido para a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de BH, onde permanecerá à disposição da Justiça Estadual.

Ele poderá cumprir até 36 anos de prisão, se for condenado pelos crimes de tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo de uso permitido, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e corrupção ativa.

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!