Segunda-feira chuvosa é marcada por estragos em BH e temporais devem persistir durante a semana

queda árvore bh
Uma árvore que caiu em frente ao Mercado Central na manhã de hoje demandou o trabalho dos bombeiros e atrapalhou a vida dos motoristas (Reprodução/@OficialBHTRANS/Twitter)

Como é de costume dos moradores de BH, as chuvas que atingem a cidade desde a madrugada desta segunda-feira (6) já espalharam vários estragos. Só hoje, a Defesa Civil da capital atendeu mais de 60 solicitações de vistorias de risco. Grande parte dos atendimentos foram para a análise de rachaduras em residências e perigo de deslizamentos nas regionais Nordeste, Venda Nova e Noroeste.

O Corpo de Bombeiros também precisou se mobilizar durante o dia para retirar três árvores de grande porte que caíram em diferentes pontos da Grande BH. Um delas, em frente ao Mercado Central, no Centro, atingiu um veículo e obstruiu completamente a via durante alguns minutos. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Outra árvore também caiu no bairro Santo Antônio, na região Centro-Sul, próximo do Colégio Santo Agostinho. O trânsito estava impedido no local, mas não houve danos e ninguém ficou ferido, segundo os bombeiros.

Já na terceira ocorrência, registrada em Betim, os militares atuaram junto da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) para retirar uma árvore que caiu envolvendo a fiação elétrica. Segundo os socorristas, também não houve danos materiais ou vítimas.

Avenidas interditadas

Na madrugada de hoje (6), a BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) precisou interditar as avenidas Vilarinho e Tereza Cristina por conta do risco de transbordamento dos córregos que ficam próximos das vias. Na região de Venda Nova houve pontos de alagamentos e imagens mostram a via tomada pela água (veja aqui).

As duas avenidas foram desbloqueadas antes mesmo das 6h. A Defesa Civil informou que não foi acionada para atender chamados decorrentes da chuva.

Um ponto de alagamento foi registrado na avenida Cristiano Machado, no bairro São Gabriel. Segundo a BHTrans, duas faixas estavam fechadas no sentido Bairro/Centro, na altura da rotatória São Gabriel. A sinalização e o monitoramento foram realizados pelas equipes da empresa.

‘Nunca vi nada igual’

Segundo a Defesa Civil de BH, do dia 1º até hoje (6), já choveu em todas as regionais de BH mais de 40% do que esperado para todo o mês de dezembro. As regionais mais “castigadas” pela chuva neste mês até então são a Nordeste, a Oeste e a Centro-Sul – todas com registros de chuva que ultrapassam a metade do esperado até o final do ano.

Pelas redes sociais, muita gente parece não aguentar mais tanta água. “Vinte minutos parado no mesmo lugar no trânsito. Dia de chuva em BH deveria ser feriado”, se queixou um internauta.

“Muita chuva em BH. Chovendo mais do que o previsto e não para. Desde meia-noite só faz cair água. Nunca vi nada igual”, disse outro usuário do Twitter. Veja a repercussão:

Semana de chuva

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o belo-horizontino não vai poder se desgrudar da sombrinha ao longo da semana, pois a tendência é de que a chuva continue. O meteorologista Claudemir de Azevedo explica sobre a mudança no tempo em BH.

“A chuva que teve início na madrugada é resultado da combinação de áreas de instabilidade associado a uma área de baixa pressão entre São Paulo e Minas. Este fenômeno provoca muita chuva. Hoje temos precipitações em todo estado”, disse ao BHAZ (veja aqui).

A temperatura mínima registrada hoje foi de 16,6º C. “A semana toda será de chuva e tende a diminuir na sexta e no fim de semana”, explicou o meteorologista.

Cuidados

Durante a chuva alguns cuidados devem ser tomados pela população. Um deles é evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva. Veja outras recomendações:

  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!