Governo reconhece situação de emergência em BH; BR-356 não terá verba para reparos

Encontro aconteceu na prefeitura de BH

O governo federal reconheceu a situação de emergência de Belo Horizonte com a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22). Para isso, houve um encontro entre o prefeito Alexandre Kalil (PHS), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (MDB), deputados federais e representantes da Defesa Civil municipal e federal. A reunião ocorreu na Prefeitura da capital nesta manhã.

Na pauta do encontro estavam os estragos causados na cidade em decorrência das fortes chuvas das últimas semanas. Com a homologação da situação de emergência, Helder Barbalho afirmou que a PBH já pode encaminhar ao ministério os locais que precisam de reparos. “Em duas semanas, a prefeitura apresentará as demandas necessárias e assim o ministério quantificará e poderá estabelecer os prazos, assim como definir o montante a ser destinado”, disse.

O ministro enfatizou que as obras de reparo precisam estar relacionadas às chuvas e precisam ser em áreas de responsabilidade do município. Em razão disso, não haverá verba para reparos da BR-356, na avenida Nossa Senhora do Carmo, visto que a responsabilidade é do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) juntamente com o Ministério dos Transportes.

“Vamos encaminhar ao ministro dos Transportes o que vimos no local para que ele busque soluções para a área. Importante que tenhamos claro que as obras precisam estar vinculadas ao evento climático e os transtornos que trouxeram ao município”, afirmou.

A situação de emergência foi rapidamente reconhecida pelo governo federal, algo que não acontece normalmente. Porém, a situação de BH foi um caso já que diversos processos burocráticos foram deixados de lado devido à gravidade dos estragos. “Compreendemos o que BH está passando e o governo federal tomou a decisão de homologar a situação de emergência, foi um pedido do presidente Michel Temer”, disse.

Alexandre Kalil afirmou que a vinda do ministro à capital é mais um passo para colocar a cidade de volta ao cenário nacional. “BH foi abandonada no contexto federal e aos poucos vamos trazendo-a de volta, ficamos esquecidos por muitos anos. Agradeço ao presidente Temer e aqueles que compõem o nosso governo”, disse o prefeito.

Visitas

Após o encontro, o ministro Helder Barbalho juntamente com Alexandre Kalil visitou locais que foram mais atingidos pelas chuvas. Entre eles a avenida Nossa Senhora do Carmo, na BR-356 e a rua Eclipse, no bairro Santa Lúcia.

Na BR-356, as obras de reparo do paredão de concreto que ameaçava desabar sobre casas da Vila São Bento já está sendo feita. Os trabalhos tiveram início hoje pela manhã com a retirada de cerca de 17 famílias que estavam mais próximos ao muro de arrimo. No total, cerca de 32 famílias serão removidas e reassentadas em programas de habitação da PBH.

De acordo com Claúdius Vinicius Leite Pereira, presidente da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), o solo no local está mais estabilizado e os riscos são menores. Segundo ele, o terreno estão sendo monitorado por santa e equipamentos de ponta, como um satélite capaz de detectar qualquer deslocamento do solo. “Se isso ocorrer, imediatamente será soado um alarme”, diz. Claúdius explicou ainda que o muro vai receber reforço de vigas e tirantes.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!