Temporal inunda vias e deixa pessoas ilhadas em BH; Defesa Civil emite alerta até domingo

chuva bh
Em função do alto volume das chuvas previstas para os próximos dias, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de forte risco geológico, válido até domingo (Amanda Dias/BHAZ)

A tarde desta quarta-feira (15) começou com muitos transtornos em Belo Horizonte. Devido ao intenso volume de chuva registrado nas regionais Norte e Nordeste, o Córrego do Onça transbordou e a avenida Bernardo Vasconcelos precisou ser interditada por uma equipe da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). E a situação preocupante deve continuar: a Defesa Civil municipal emitiu um alerta de risco geológico válido até o fim de semana.

Ainda hoje, os moradores da capital também tiveram que redobrar os cuidados ao trafegarem pela Avenida Cachoeirinha e Artur Guimarães, na regional Nordeste. Por lá, os córregos Cachoeirinha, Renascença e das avenidas Sanitária e Cristiano Machado correm grave rico de transbordamento.

Outro ponto de alagamento foi registrado na Avenida Bias Fortes com Rua Santa Catarina, próximo da Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da cidade. Por lá, no entanto, nenhuma interdição precisou ser feita.

Alerta de risco geológico

Em função do alto volume das chuvas previstas para os próximos dias, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de forte risco geológico, válido até domingo (19). O órgão pede que os moradores se atentem a trincas nas paredes, portas e janelas emperradas, rachaduras no solo, dentre outros sinais que podem simbolizar risco de desabamento.

A Defesa Civil ainda recomenda uma série de cuidados para se evitar acidentes durante os temporais, sendo eles:

  • Coloque calha no telhado da sua casa;
  • Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água;
  • Não jogue lixo ou entulho na encosta;
  • Não despeje esgoto nos barrancos.

Desabamento de muro

Pouco depois da emissão do alerta para risco geológico, um muro de arrimo de uma residência no bairro São Luiz, região da Pampulha, desabou. O Terceiro Batalhão do Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência por volta de 16h.

A equipe dos Bombeiros isolou a rua devido a um risco de queda do restante do muro e de uma palmeira que ficou apoiada sobre a fiação no local. De acordo com a corporação, não houve vítimas.

Muro desaba
Local foi isolado pelo Corpo de Bombeiros nesta tarde (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) foi acionada ao local para realizar o desligamento da rede elétrica, para que os militares consigam realizar a supressão da árvore.

Chuva até domingo

Segundo Claudemir Azevedo, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os temporais devem persistir ao longo dos próximos quatro dias em BH. Ao longo da semana, a temperatura mínima vai ficar na casa dos 18º C, enquanto a máxima não deve ultrapassar os 26º C.

“A tendência é que tenhamos condições de chuva pelo menos até o próximo domingo. Previsão de céu nublado, com pancadas de chuva. Essas pancadas devem ser intensas, principalmente a tarde”, explica.

‘Caindo um mundo em BH’

Todos esses transtornos já deixaram algumas pessoas ilhadas. Um usuário do Twitter, identificado como Hugo Carvalho, disse que enfrentou problemas após o alnoço.

“Pra quem é de BH: pensa como é estar ilhado depois de almoçar na Bernardo Vasconcelos, esperando a chuva, vendo o córrego encher”, escreveu na rede social. Outro morador da cidade registrou a intensa chuva que atingiu a região Norte da cidade, próximo ao parque Lagoa do Nado.

“A chuva lava quase tudo, menos a língua do povo”, brinca ele. Veja a repercussão:

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!