Após recurso da prefeitura, TJMG derruba liminar que proibia eventos de Carnaval em BH

carnaval bh
O desembargador sustenta que o cumprimento da decisão comprometeria os organizadores dos eventos, que já estão com data marcada e atrações confirmadas (Amanda Dias/BHAZ)

A decisão judicial que determinava a proibição de festas de Carnaval em Belo Horizonte foi suspensa após recurso enviado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). Na decisão, divulgada no fim da tarde de hoje (25), o desembargador e presidente do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) Gilson Soares Lemes argumenta que “não se verificou que o município de Belo Horizonte esteja incentivando aglomerações”.

“Ao proibir a realização de eventos carnavalescos na capital, assim como impor ao município de Belo Horizonte a realização de fiscalização ostensiva em eventos privados quanto à exigência dos protocolos sanitários, o Juízo singular acaba por imiscuir-se em assuntos de competência municipal, inclusive no que tange à concessão de alvarás para a realização de eventos privados, o que representa grave lesão à ordem pública”, diz um trecho do documento. 

O desembargador ainda sustenta que o cumprimento da decisão comprometeria os organizadores dos eventos, que já estão com data marcada e atrações confirmadas. Alguns deles, inclusive, já têm festas programadas para amanhã (26).

“A frustração abrupta de sua execução, – a proibição do evento – já às vésperas de sua realização, tem potencial para provocar previsíveis distúrbios à ordem pública, com repercussões imediatas tão ou mais danosas para o interesse público primário que aquelas se buscam evitar com a contracautela”, acrescenta.

‘A prefeitura é obrigada a recorrer’

A decisão judicial, que saiu no início da tarde desta sexta-feira (25), havia determinado a suspensão de todas as festas que tenham “alta expectativa de propagação do vírus Covid-19 e que sejam impossíveis de serem realizadas as medidas sanitárias” (veja aqui).

O Ministério Público entrou com o pedido na Justiça após questionar ao município quais medidas contra a Covid-19 seriam adotadas nas festas de Carnaval na cidade. A prefeitura informou, segundo o MP, que não iria apoiar financeiramente qualquer evento e nem impediria que eles ocorressem.

Durante entrevista coletiva nesta tarde, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), garantiu que a prefeitura iria recorrer da decisão. Minutos depois, um pedido de derrubada da liminar, assinado pelo procurador municipal, Caio Perona, foi encaminhado ao TJMG (veja aqui).

“A prefeitura é obrigada a recorrer, nós vamos recorrer. Nós não podemos ter interferência assim. Nós conversamos com todo mundo, dialogamos, levamos pra dentro da prefeitura”, disse o mandatário, que acrescentou: “É uma decisão, temos que respeitar, mas vamos tentar derrubar na Justiça, que é o dever da prefeitura”.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!