Taxa de transmissão da Covid-19 cresce em BH e volta ao nível amarelo após feriado

pessoas-na-rua-
RT apresentou alta (Amanda Dias/BHAZ)

A taxa de transmissão da Covid-19 em Belo Horizonte apresentou alta nessa terça-feira (16), de acordo o último boletim epidemiológico da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). O aumento vem logo após o feriado de Proclamação da República, nessa segunda-feira (15). A taxa se encontra agora no nível amarelo.

O número médio de transmissão por infectado (RT) chegou a 1,01. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus têm potencial de transmissão a outras 101, o que indica um aumento no número de casos. Na sexta-feira (12) o fator estava em 0,98, no nível verde.

Já os outros dois indicadores, da ocupação de leitos de UTI e enfermaria voltados para a Covid, apresentaram queda e seguem no nível verde. Os leitos de UTI – que tinha tido uma alta na última terça-feira (9) e voltado ao nível amarelo após 75 dias – apresentaram a redução mais expressiva. Na sexta-feira, a taxa estava 48,2%, e agora está em 40,4%.

Já a ocupação dos leitos de enfermaria está em 42,8%, enquanto na sexta o registro foi de 46,4%.

Indicadores de ontem (PBH/Divulgação)

Outros dados

Segundo os dados mais atualizados da prefeitura, a capital mineira registrou 6.973 óbitos pelo novo coronavírus desde o começo da pandemia. Há 282.986 recuperados, totalizando 290.893 pessoas que já que receberam o resultado positivo para a doença. A Secretaria Municipal de Saúde ainda acompanha 934 casos de Covid-19.

Em relação à vacinação, a cidade alcançou 67,5% de todo o público-alvo completamente imunizado, com duas doses ou vacina de dose única. Já a porcentagem de pessoas que receberam apenas uma dose da vacina é de 82,9%.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!