Transmissão da Covid volta a subir em BH e alcança maior índice em nove meses

feira hippie
Dois dos três indicadores de risco abriram a semana no amarelo na capital (FOTO ILUSTRATIVA: Moisés Teodoro/BHAZ)

A taxa de transmissão da Covid-19 voltou a subir em BH e alcançou um nível que não era registrado na capital desde março deste ano. Conforme o boletim epidemiológico mais recente, divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) nessa segunda-feira (27), o chamado fator Rt chegou a 1,10. O número indica a quantidade de pessoas, em média, que cada infectado consegue contaminar.

Atualmente, o índice está no nível amarelo, de alerta intermediário. O ideal, segundo as autoridades de saúde, é que o fator Rt se mantenha abaixo de 1, quando passa para o nível verde. No último boletim, divulgado pela PBH na véspera de Natal (24), a taxa de transmissão foi de 1,03 – índice mais alto da última semana e que tirou o indicador do nível verde.

A última vez que a capital havia registrado índices tão altos neste indicador foi em março deste ano, quando a taxa de transmissão fechou o mês no amarelo após várias flutuações. Na ocasião, os demais indicadores eram ainda mais preocupantes e a capital chegou a registrar superlotação nos leitos para tratamento da Covid-19.

E os outros indicadores?

Ao contrário do cenário observado em março, a situação na capital desta vez é de menor urgência. É que os outros dois indicadores de risco da pandemia – taxas de ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e enfermaria – estão bem abaixo do que foi registrado naquela época.

Conforme o boletim divulgado ontem, a ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 ainda está no nível verde, com mais da metade dos leitos ainda disponíveis. O indicador está em 47,5%. Já os leitos de UTI abriram a última semana do mês no índice amarelo – 55,4% deles estão ocupados.

indicadores covid bh
Dois dos três indicadores de risco abriram a semana no amarelo após o Natal (PBH/Divulgação)

Vacinação ampliada

Para manter a situação da pandemia sob controle, a PBH divulgou, ainda ontem, a ampliação da distribuição das doses de reforço da vacina contra a Covid na capital. A partir da próxima semana, vários novos grupos – incluindo trabalhadores da educação, metroviários e rodoviários, entre outros – poderão receber a terceira dose do imunizante.

Além deles, a PBH convocou ainda as pessoas de 59 e 58 anos para receberem a terceira dose. As novas convocações seguem a regra dos quatro meses pós-aplicação da segunda dose, anunciada pelo Ministério da Saúde e pelo Governo de Minas há pouco mais de uma semana.

A aplicação da dose de reforço também continua ao longo desta semana, com horários adaptados na sexta-feira (31), véspera de Ano Novo. Ainda segundo a PBH, outras faixas etárias e grupos que já estão no novo prazo para receber a terceira dose serão convocados de forma gradativa (veja detalhes aqui).

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!