Linha de trem vai ligar BH ao Inhotim para reaquecer turismo em Brumadinho

Museu histórico poderá ter ligação a espaço de arte contemporânea (Isabel Baldoni/PBH+Laíse Rocha/Divulgação)

O secretário de estado de Cultura, Marcelo Matte, anunciou na manhã desta quinta-feira (28) o projeto de uma linha de trem que ligará Belo Horizonte ao Museu Inhotim, em Brumadinho, na Grande BH. A medida visa recuperar o potencial turístico da cidade após o rompimento da barragem da Vale, na Mina do Córrego do Feijão.

A proposta é de que o trem saia da Praça da Estação, onde funciona o Museu de Artes e Ofícios e a Estação Central. As linhas férreas da MRS serão utilizadas para instalação do trem, e a Vale deve participar da implementação do projeto. Após isso, a linha deve ser privatizada.

“Será um túnel do tempo, ligando o turista de um museu histórico ao maior museu de arte contemporânea do mundo. Ligando a Minas tradicional à Minas contemporânea. Com isso, vamos fortalecer a região de Brumadinho, que precisa da ajuda do governo neste momento”, disse o secretário.

O projeto está sendo elaborado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), em parceria com a Advocacia Geral do Estado (AGE) e apoio do Ministério do Turismo.

No dia 16 deste mês, o ministro do turismo, Marcelo Álvaro, compareceu à cidade e anunciou um investimento de R$ 62 milhões para reativar sua economia turística local, que foi afetada pela tragédia do rompimento da barragem da mineradora Vale.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!