Reabriu: Veja o que volta a funcionar em BH a partir desta segunda

comércio bh abertura covid
O comércio não essencial volta a abrir nesta segunda-feira (Amanda Dias/BHAZ)

Após três semanas com a cidade fechada, com permissão de funcionamento apenas para serviços considerados essenciais, BH volta a ter as atividades liberadas nesta segunda-feira (1º). O decreto publicado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) que define a reabertura parcial do comércio começa a valer nesta segunda-feira (1º). O documento foi publicado no sábado (30) e a flexibilização das medidas de combate ao novo coronavírus foi anunciada pelo prefeito na última sexta-feira (29).

As restrições e normas que devem ser seguidas são as mesmas de antes do último fechamento, no dia 11 de janeiro, com algumas exceções. Entre as mudanças, está o período para consumo no local de bebidas alcóolicas em bares e restaurantes, que passa a ser entre 11h e 15h, de segunda a sábado.

Fechado aos domingos

Outra alteração é o fechamento dos estabelecimentos comerciais (shoppings, lojas, restaurantes etc.) aos domingos. Também volta a ser permitido o consumo de produtos dentro das padarias e lanchonetes, entre 5h e 22h. Por fim, as atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza poderão agora funcionar sem restrição de dia e de horário.

Sem shows e eventos

As autorizações para eventos em lugares públicos e particulares, bem como eventos gastronômicos e shows com público sentado, permanecem suspensas. Também não será permitido entretenimento em bares e restaurantes, incluindo música ao vivo. De acordo com a PBH, não há qualquer previsão legal para realização de festas em clubes, em casas de festas ou outros espaços e eventos que estão com os alvarás suspensos.

Confira quais atividades serão reabertas e seus horários de funcionamento:

AtividadeHorário de funcionamento
Comércio varejista não contemplado na fase de controleSegunda-feira a sábado, entre 9h e 20h
Comércio atacadista da cadeia de atividades do comércio varejista autorizada a funcionar, exceto comércio atacadista de recicláveisSegunda-feira a sábado, entre 5h e 17h
Cabeleireiros, manicures e pedicuresSem restrição de horário
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza: clínicas de estéticaSem restrição de horário
Atividades autorizadas em funcionamento no interior de galerias de lojas e centros de comércioSegunda-feira a sábado, entre 9h e 20h
Atividades autorizadas em funcionamento no interior de shopping centersSegunda-feira a sábado, entre 10h e 21h. Domingo, somente para retirada de produtos no estacionamento, em formato drive-thru, sem restrição de horário
Atividades no formato drive-inTodos os dias, entre 14h e 23h59min
Atividades de condicionamento físico: academia, centro de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico, inclusive no interior de galerias de lojas, centros de comércio e shopping centersSem restrição de horário, mas mediante agendamento
Serviços de alimentação, para consumo no local: restaurantes, cantinas, sorveterias, bares e similares, inclusive aqueles no interior de galerias de lojas, centros de comércio e shopping centersSegunda-feira a sábado, entre 11h e 22h. Comercialização de bebidas alcoólicas para consumo no local somente entre 11h e 15h
Clubes de serviço, de lazer, sociais, esportivos e similaresSem restrição de horário
Museus, galerias de arte e exposiçõesSem restrição de horário
CinemasSem restrição de horário, inclusive para os cinemas no interior de shopping centers
Teatros públicos ou privados licenciados, com público sentadoHorário licenciado
Feiras, exposições, congressos e seminários, em propriedade pública ou privada licenciada ou mediante licenciamento específicoHorário licenciado
Padarias e lanchonetes (permitido o consumo no local)Todos os dias, 5h às 22h

Cinema, clube, salão e afins

Além do limite de horário, existem atividades com restrição de ocupação. São elas: Cabeleleiros, manicures e pedicures; clínicas de estética; shoppings; clubes de lazer e similares; museus, galerias de arte e exposições; cinemas, além de padarias e lanchonetes.

Feiras

A PBH também autorizou, em portaria publicada no sábado (30), o retorno do funcionamento de 10 feiras permanentes da capital mineira, incluindo a Feira Hippie, em horário licenciado.

  • Feira Hippie (Feira de Arte, Artesanato e Produtores de Variedades da Avenida Afonso Pena);
  • Feira Tom Jobim (Feira de Bebidas, Comidas Típicas e Antiguidades Tom Jobim da Avenida Carandaí);
  • Feira de Plantas e Flores Naturais da Avenida Carandaí;
  • Feira da Praça Duque de Caxias;
  • Feira do Bairro Sagrada Família;
  • Feira da Praça Comendador Negrão de Lima;
  • Feira do Bairro Jaraguá;
  • Feira do Bairro Buritis;
  • Feira do Bairro São Gabriel;
  • Feira da Praça Diogo de Vasconcelos.

A prefeitura define, ainda, que as feiras cumpram os os protocolos de biossegurança para evitar o contágio pela Covid-19. Confira aqui o protocolo e demais informações.

Covid-19

Segundo o último boletim epidemiológico de Belo Horizonte, divulgado na última sexta (29), a capital apresentou queda, em relação às últimas semanas, no número médio de transmissão por infectado (RT), na ocupação de leitos de UTI e na ocupação de enfermarias de Covid-19.

Dados do boletim epidemiológico da última sexta-feira (29) (PBH/Divulgação)

Quando o prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou o fechamento da cidade, no dia 6 de janeiro, o RT estava no nível amarelo, em 1,06. Agora, o número de transmissão está no verde, em 0,93. Já a ocupação de leitos de UTI apresentou uma queda ainda mais significativa, apesar de continuar no alerta vermelho: de 86,1% para 74,5%. As enfermarias, por sua vez, continuam no nível amarelo, mas com diminuição na porcentagem de ocupação: de 63,9% para 56,8%.

Belo Horizonte tem 88.676 casos confirmados de Covid-19, 5.680 em acompanhamento, 80.755 recuperados, além de 2.241 óbitos.

Edição: Thiago Ricci

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!