Ventania na madrugada em Belo Horizonte assusta moradores: ‘Tá até assobiando’

ventania madrugada bh
Ventos chegaram a 47 km/h na capital (Whatsapp/Reprodução)

A madrugada na capital mineira foi marcada por uma forte ventania. Muitas pessoas relatam que o vento derrubou objetos e fez bastante barulho nas casas, assustando os moradores. A ventania foi causada pela chegada de uma massa polar, que também vai ocasionar queda nos termômetros.

A Estação Meteorológica de Cercadinho, do Instituto Nacional de Meteorologia, chegou a registrar ventos a 72 km/h durante a madrugada desta sexta-feira (8). Para se ter uma ideia, na madrugada de quinta-feira (7), a mesma estação registrou o máximo de 37 km/h na rajada de vento.

Muita gente se assustou com a força do fenômeno e alguns chegaram a ficar com medo, pensando em explicações sobrenaturais. “Que ventania esquisita foi essa madrugada, torcer para essa ser normal”, escreveu um usuário do Twitter.

O que diz a meteorologia

No entanto, o meteorologista Ruibran dos Reis explica que o fenômeno pode ser explicado pela chegada de uma massa de ar polar na capital.

“Ela veio atrás de uma frente fria e, na chegada, causou a ventania. Agora que ela já chegou, pode ainda ventar pela manhã, mas o vento deve diminuir”, explicou o especialista.

Ruibran diz que essa massa também deve esfriar ainda mais a capital. A previsão para os próximos dias é de máxima entre 22ºC e 23ºC, sem chuva.

O meteorologista acrescenta ainda que outras massas de ar polar devem chegar à cidade ao longo do mês. Por isso, o outono e o inverno deste ano devem ter temperaturas mais baixas do que aquelas registradas nos anos anteriores.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!