Adrilles faz gesto semelhante a saudação nazista na Jovem Pan e é demitido; comentarista nega associação

Adrilles
Semelhança com gesto de nazistas foi apontada por internautas (Reprodução/Jovem Pan)

O comentarista da Jovem Pan Adrilles Jorge fez um gesto que muitos apontaram como uma saudação nazista, na Jovem Pan. Durante o quadro “Opinião”, no programa Jovem Pan News, o ex-BBB comentou o caso Monark, que defendeu a criação de um partido nazista, e ao final, fez o gesto popularizado pelos seguidores de Hitler. O comentarista foi demitido da emissora, mas alega que estava apenas se despedindo.

Nessa terça-feira (8), Adrilles participava do programa, comentando a reação às falas de Monark. “O nazismo matou 6 milhões de judeus, o comunismo matou mais de 100 milhões de pessoas e hoje é visto aqui no Brasil como uma coisa livre, absolutamente liberada, com partidos normalizados”, disse.

Em seguida, ele é interrompido pelo apresentador William Travassos, que anuncia o fim do programa. Adrilles então faz o gesto, levantando a mão direita e o apresentador reage: “surreal”. O ex-BBB então olha para o lado e dá uma risada.

O comentarista Diogo Schelp, que também participava da atração, afirmou nas redes sociais que Travassos questionou Adrilles fora do ar, após a transmissão. Segundo Schelp, o ex-BBB negou o gesto nazista. “O que posso dizer é que me provoca repulsa, por tudo o que já pesquisei e escrevi sobre o assunto, ver minha imagem na tela ao lado de um gesto que foi interpretado, corretamente ou não, como uma saudação nazista”, publicou Schelp.

Web aponta semelhança

Nas redes sociais, algumas pessoas apontaram a semelhança do gesto de Adrilles com o “sieg heil”, a saudação nazista. “Esse sujeito deveria ser preso e a emissora ter sua concessão pública REVOGADA”, escreveu o youtuber Jones Manoel.

Um perfil no Twitter chegou a comparar o gesto de Adrilles nessa terça-feira com outras cenas despedida do comentarista, insinuando que a justificativa dada por ele é falsa.

Jovem Pan se posiciona

A emissora Jovem Pan publicou um comunicado repudiando qualquer manifestação de apoio ao nazismo. Na manhã de hoje (9), o próprio Adrilles confirmou que foi demitido da emissora. “Nossos comentaristas têm independência para emitir opiniões, respeitando os limites da lei, opiniões estas que não refletem as posições do Grupo Jovem Pan“, declarou.

“No exercício diário de informar e esclarecer nossa audiência, prezamos pelo livre debate de ideias, mas não endossamos qualquer tipo de manifestação que leve ao discurso de ódio e reforce ideias que remetam a um episódio da nossa história que deve ser lembrado como símbolo de um erro da humanidade que não deve jamais ser repetido”, declarou a emissora.

Adrilles se justifica

Pelas redes sociais, Adrilles afirmou que foi injustiçado e o gesto foi deturpado. “Infelizmente a pressão de uma turba canceladora e sua sanha de sangue surtiram efeito. Agradeço a Jovem Pan pela oportunidade e a todos os amigos que lá conquistei e que em mim confiam e apoiam”, escreveu.

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!