Argentina reclama de ‘volta olímpica’ de Bolsonaro no Mineirão: ‘Manifestações políticas’

Carolina Antunes/PR

O jogo entre Brasil e Argentina foi na última terça-feira (2), no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, mas continua repercutindo. Prova disso são as cartas entregues pela AFA (Associação do Futebol Argentino) à Conmebol reclamando da arbitragem do equatoriano Roddy Zambrano.

Engana-se quem pensa que as críticas feitas pela associação ficaram restritas aos 90 minutos de jogo. A AFA criticou ainda o presidente Jair Bolsonaro (PSL) por usar da partida para fazer política.

Na carta assinada por Cláudio Fabián Tapia, presidente da AFA, ele reclama da postura de Bolsonaro durante toda a partida, principalmente pelo fato dele ter entrado no gramado do Mineirão e ter dado uma “volta olímpica” no estádio. O fato gerou algumas vaias ao presidente.

+ Bolsonaro é vaiado no Mineirão, durante jogo entre Brasil e Argentina; assista

“Os princípios da Fifa e da Conmebol de não ingerência, e a proibição que rege todos seus membros de realizar manifestações políticas em um evento esportivo, devia ser advertida pela comitiva presente”, diz um dos trechos.

Dando sequência à carta, a AFA relembra que jogadores já foram punidos pelo fato de terem “externado opiniões políticas durante partidas de futebol”. “Não questiona o tamanho do presidente do Brasil, mas os responsáveis da organização do evento deviam evitar manifestações políticas”, acrescentou Tapia.

Áudios do VAR

Em outra carta, desta vez assinada pelo diretor nacional de arbitragem da AFA, Federico Beligoy, são solicitados os áudios da sala do VAR. A Argentina reclama de dois pênaltis que não foram marcados, um no atacante Agüero e outro no zagueiro Otamendi.

Beligoy também não poupou críticas ao ex-árbitro brasileiro Wilson Seneme que atualmente preside a Comissão de Arbitragem da Conmebol.

As cartas envidas pelas AFA podem ser lidas clicando aqui.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!