Colchas de cama, tapetes, vestidos e até roupinhas de cachorro. A arte de fazer crochê é um universo que permite milhões de criações diferentes, mas uma artesã de Alagoas foi além de tudo o que já se viu.
Ana Lúcia Vergetti, mais conhecida como Lucinha, tem feito sucesso por onde passa após encapar o Fusca “de estimação” com peças de crochê que ela mesma confeccionou.
Ao BHAZ, a crocheteira conta que demorou seis meses para fazer a capa do Fuxico, nome carinhoso dado ao fusquinha que ela comprou há cerca de cinco anos. Além de todas as peças que formam a enorme colcha que cobre o veículo, ela ainda fez capas para os bancos e volante.
“Desde os 10 anos eu faço crochê. Eu me senti feliz da vida de transformar meu Fusca no meu cartão de visita. Então juntei o útil ao agradável, já que eu amo ele [o Fusca] de paixão, ando com ele pra todo lado”, explicou.
Exclusividade
Na semana passada, Lucinha expôs Fuxico em uma feira de artesanato realizada em Olinda, no Pernambuco. Ela conta, orgulhosa, que o carro foi a grande atração do evento.
“Meu intuito é que as pessoas valorizem o trabalho manual e também confeccionem. As vendas aumentaram, mas eu nem me preocupo com isso. Tenho como uma diversão, um hobby, só quero divulgar para que as pessoas queiram fazer também”, disse ela.
A artesã disse, ainda, que vários clientes começaram a procurá-la para encomendar capas de crochê para os carros deles, mas que ela não pretende reproduzir o feito. “O meu Fusca é exclusividade”, disse, com bom humor.