No Brasil, 25 pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus; Ministério vai distribuir 10 milhões de testes rápidos

25 mortes e 1.546 casos confirmados no Brasil (Renato Strauss/Ministério da Saúde)

Dados divulgados neste domingo (22) pelo Ministério da Saúde mostram que o número de mortes em decorrência da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, subiu de 18 para 25 de ontem para hoje. Já o número de pessoas que contraíram o vírus passou de 1.128 para 1546. Segundo a pasta, com a nova atualização, todos os estado brasileiros possuem casos do novo coronavírus.

A Região Sudeste concentra o maior número de casos (926), seguida da Região Nordeste (231), da Sul (179), da Centro-Oeste (161) e a Região Norte (49).

São Paulo acumula o maior número de casos (631), seguido por Rio de Janeiro (186), Distrito Federal (117), Ceará (112), Minas Gerais (83) e Rio Grande do Sul (73).

Em seguida vem o estado de Santa Catarina (57), Paraná (50), Bahia (49), Pernambuco (37), Amazonas (26), Espírito Santo (26), Goiás (21), Mato Grosso do Sul (21), Acre (11), Sergipe (10), Rio Grande do Norte (nove),  Alagoas (sete), Pará (quatro), Piauí (quatro), Rondônia(três), Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Tocantins e Rondônia (dois cada). Amapá e Paraíba (um).

Testes rápidos

 No sábado (21), o Ministério da Saúde anunciou que pretende distribuir de 10 milhões de testes rápidos para detecção do coronavírus (COVID-19). Cinco milhões devem ser entregues até o final do mês. Os testes serão aplicados primeiramente em profissionais de Saúde e enviados às Unidades Básicas de Saúde (UBS), segundo o ministério.

A intenção do ministério é realizar, nas próximas semanas, uma espécie de drive-thru de testes no país, como já é realizado na Coreia do Sul. Quem estiver com sintomas da doença poderá comparecer de carro a centros de atendimento. O resultado sai em poucos minutos. 

O teste para detecção do coronavírus já foi incluído pela Agência Nacional de Saúde (ANS) entre os procedimentos de cobertura obrigatória.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) defende a realização massiva de testes em casos suspeitos, medidas de higiene e isolamento social como estratégias para conter a pandemia.

Com Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!