Bandidos usam spray de pimenta para roubos e furtos no Carnaval de SP e RJ

bloco méxico pra baixo
Bloco México pra Baixo desfilou no pré-Carnaval de São Paulo (Reprodução/@mexicoprabaixo/Facebook)

Criminosos estiveram nos blocos de pré-Carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro, nas últimas duas semanas, e praticaram uma nova modalidade de roubo. Os bandidos surpreendem os foliões com spray de pimenta, causam confusão e levam celulares, carteiras e outros itens enquanto as pessoas estão atordoadas. Em Minas Gerais, a Polícia Civil dá dicas de orientação para segurança pessoal durante o Carnaval.

De acordo com a Folha de S.Paulo, a estratégia soma-se a golpes cada vez mais comuns nas festas de rua, como a troca de cartões e outras mais elaboradas.

Um dos casos aconteceu em São Paulo, em Pinheiros, Zona Oeste da cidade, no último sábado (11). Durante a dispersão do bloco México pra Baixo, um grupo brigava em meio a uma aglomeração por causa do furto de um celular, no momento em que o gás de pimenta foi jogado.

Enquanto as vítimas tentavam proteger o nariz e a boca, os bolsos ficavam livres para os ladrões levarem todos os pertences possíveis. Kyara Castro, profissional de marketing, relatou que a ação foi muito rápida. As pessoas começam a tossir ou espirrar, e são furtadas. Contudo, ela não soube dizer se o spray foi jogado para apartar a briga ou facilitar os crimes.

O caso aconteceu por volta das 19h e, de acordo com Castro, não tinha policiais por perto. No momento em que o gás se espalhava pelo ar, cinco pessoas agrediam um homem, próximo à rua dos Pinheiros. A Polícia Civil investiga o caso, que foi registrado como furto e encaminhado ao 14º DP (Pinheiros).

Pelas redes sociais, dezenas de foliões relatam que a mesma tática tem sido utilizada nos blocos no Rio de Janeiro. Um dos casos teria acontecido na Praça 15 de Novembro, no Centro da cidade. De acordo com a Polícia Civil, não houve nenhum registro desse tipo e precisaria do nome das vítimas ou número do BO para uma busca mais precisa.

Dicas de segurança

A Polícia Civil de Minas Gerais separou 11 orientações para aproveitar os dias de folia em segurança. Veja:

1) Carregue seus pertences de forma firme, de preferência próximo ao corpo. Evite deixar dinheiro, carteira ou celular nos bolsos ou um locais de fácil acesso.

2) Leve somente o necessário. Procure não sair com itens de valor e com cartões de limites muito altos.

3) Se for preciso mexer no celular, procure ser rápido e discreto. Tente não ficar com o celular na ão, pois furtos podem acontecer em locais movimentados.

4) Ao transitar em lugares de grande aglomeração, fique atento a esbarrões e empurrões.

5) Ao presenciar brigas ou confusões generalizadas, busque um local seguro e distante, e acione a Polícia.

6) Evite sair sozinho ou andar por lugares isolados ou mal-iluminados.

7) Ao desconfiar de algo, compartilhe sua localização com pessoas de sua confiança.

8) Em casos de assaltos, a dica é não reagir e entregar o que a pessoa pedir.

9) Ao inserir o cartão na maquininha, se atente ao valor e verifique se está certo.

10) Proteja seu cartão e não o guarde solto em bolsos ou bolsas, pois isso pode facilitar o pagamento por aproximação em situações de aglomeração.

11) Ao comprar algo na rua, nunca entregue seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento. Sempre faça este processo você mesmo.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!