Em primeiro dia de reabertura, bares no Leblon lotam e causam revolta

bares lotados no Leblon
Prefeito do RJ autorizou o funcionamento de bares, restaurantes e academia nessa quinta-feira (2) (@juliapitaluga/Twitter/Reprodução + @bcarvalhorep/Twitter/Reprodução)

Imagens de bares e restaurantes lotados na região do Leblon, no Rio de Janeiro, estão causando revolta nas redes sociais. Nessa quinta-feira (2), quando a cidade se aproximou de 60 mil casos de coronavírus e já passou de 6.600 mortes, bares, restaurantes e academias foram autorizados a funcionar novamente.

A flexibilização, autorizada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, determina restrições, como o uso de máscara e distanciamento entre as pessoa. No entanto, as imagens que circulam nas redes mostram os clientes lotando os bares, chegando a causar aglomerações nas vias públicas. A maioria das pessoas que aparece nas imagens não utiliza nem mesmo máscara.

A Guarda Municipal da cidade informou que vários estabelecimentos da região foram fechados por conta das aglomerações e por desrespeitaram as normas sanitárias. A Prefeitura do Rio também garantiu que irá aumentar a fiscalização. Os bares e restaurantes que não respeitarem as normas poderão ser até ser interditados.

Reabertura no RJ

Mesmo com a situação grave da pandemia no município, a prefeitura autorizou a reabertura dos bares, restaurantes e academias. Algumas restrições foram impostas pelo prefeito Marcelo Crivella. O comércio de rua e os shoppings já estavam liberados e e a decisão foi mantida, também com algumas limitações.

No caso dos bares e restaurantes, foi determinado que o uso de máscaras é obrigatório, o funcionamento deve ser com metade da capacidade e as mesas devem ficar a uma distância de dois metros uma da outra. Para as academias, o horário de treino deve ser agendado, as pessoas devem ficar a pelo menos três metros umas das outras e somente 1/3 da capacidade deve ser utilizada.

Revolta na web

O descuido com as restrições da pandemia, em contraste com o alto e crescente número de mortes no Rio de Janeiro, causou revolta nas redes sociais. “Parabéns a vocês que estão lotando a Dias Ferreira, no Leblon, durante a maior pandemia de nosso tempo. A imagem de vocês está rodando o mundo como exemplo surreal de ignorância, egoísmo e boçalidade”, escreveu um usuário do Twitter.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!