Belo Monte: a realidade virou um caos

Belo Monte virou realidade: a primeira turbina da usina está prestes a ser acionada, mas o caos na região parece ser cada dia maior. A construção da usina em Altamira (PA), gerou e tem gerado problemas sociais e ambientais não apenas no rio Xingu, mas nas redondezas da Amazônia.

Antes do funcionamento das máquinas, diversas ações socioambientais deveriam estar concluídas, porém o cenário é outro: obras de saneamento básico inacabadas, aumento do desemprego, altos índices de violência, poluição da região, dentro outros.

A expectativa da criação da usina era de um alto índice de geração de empregos, mas a realidade vista pelos trabalhadores que se mudaram para Altamira com a esperança de um novo emprego é outra. Além do aumento no custo de vida da cidade, após a obra concluída, muitos trabalhadores foram demitidos.

Além disso, os moradores de Altamira sofrem com a falta de saneamento básico, e o esgoto acaba em parte indo para o Rio Xingu. A empresa Norte Energia construiu as redes coletores e as estações de tratamento, mas não concluiu a ligação final para os imóveis. De acordo com o poder público as obras de ligações deverão estar prontas em setembro.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!