Bolsonaro diz que ‘índio tá evoluindo’, que é ‘cada vez mais ser humano’, e será processado

José Cruz/Agência Brasil/Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, na noite dessa quinta-feira (23), que o “índio está evoluindo” e tornando-se “um ser humano igual a nós”. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) vai processar o presidente pelo crime de racismo.

A fala ocorreu quando o chefe do Executivo anunciou o vice-presidente, Hamilton Mourão, como chefe do Conselho da Amazônia. “Mourão vai ser o nosso grande coordenador, à frente desse Conselho da Amazônia. Vai tratar da proteção, da defesa, da prevenção, do desenvolvimento sustentável, logicamente vai ter a sua participação no tocante da questão sobre as terras indígenas”, disse Bolsonaro.

Na sequência, o presidente pergunta ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que serviu em Manaus (AM), de 2002 a 2007. “Então você conhece, teve contato com os índios. Já passaram praticamente 13, 14 anos. Com toda a certeza, o índio mudou, tá evoluindo. Cada vez mais o índio é um ser humano igual a nós. Então, [precisamos] fazer com que o índio se integre à sociedade, e que seja verdadeiro de sua terra. É isso que queremos aqui”, completou.

A Apib vai processar, pelo crime de racismo, o presidente da República. O comunicado foi feito pela coordenadora executiva da organização indígena Sônia Guajajara, por meio de uma publicação no Twitter.

“Nós, povos indígenas, originários desta terra, exigimos respeito! Bolsonaro mais uma vez rasga a Constituição ao negar nossa existência enquanto seres humanos. É preciso dar um basta à esse perverso!”, disse a coordenadora da Apib.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!